25.02.2022

Assembleia Diocesana Extraordinária

Diocese de Cachoeiro de Itapemirim promove no dia 5 de março encontro envolvendo diversos setores do âmbito pastoral da Igreja

CARTA DE CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA DIOCESANA EXTRAORDINÁRIA

DOM LUIZ FERNANDO LISBOA, bispo diocesano e o VICARIATO EPISCOPAL PARA A AÇÃO PASTORAL convoca os abaixo relacionados para a participação na ASSEMBLEIA DIOCESANA EXTRAORDINÁRIA, que será realizada no dia 05 de março de 2022.

São eles:

a) Todos os Presbíteros incardinados na Diocese ou que nela residem e exerçam legitimamente alguma atividade pastoral;

b) Todos os Diáconos, em exercício na Diocese;

c) Todos os membros das Congregações Religiosas Femininas presentes na Diocese;

d) Todos os membros que integram o Conselho Pastoral Diocesano (CPD);

e) Todos os membros que integram o Conselho Pastoral Regional (CPR);

f) Todos os membros dos Conselhos Pastorais Paroquiais (CPP);

g) Os Secretários(as) Paroquiais. (Que exercem seu serviço nas Secretarias Paroquiais);

h) Os Seminaristas do Seminário Maior São João Maria Vianney;

i) Os Seminaristas do Seminário Diocesano “Bom Pastor”;

j) Todas as Equipes dos Vicariatos Pastorais Diocesanos.

DATA DA REALIZAÇÃO: 05 de março de 2022 (sábado)

HORA: Das 14h:00 às 18h:00.

OBJETIVO: Motivar a Ação Pastoral Diocesana para o ano 2022, em vista de uma pastoral de conjunto. Trata-se, portanto de uma Assembleia de caráter motivacional e não deliberativa.

MODO DE PARTICIPAÇÃO: Híbrido, sendo que o Bispo Diocesano, os Vigários Episcopais com suas Equipes de Trabalho, o Representante dos Presbíteros, e a Equipe Animadora de Liturgia e Animadora da Assembleia participarão em grupo, reunidos num mesmo local, ainda a ser definido. Os demais convocados participarão online. Sugerimos que as Paróquias, onde for possível, reúnam também seus participantes num mesmo local (salão paroquial ou mesmo na Igreja), para uma participação em grupo.

Todos os participantes deverão ter em mãos um caderno ou algum meio eletrônico para anotações, e também o Calendário Diocesano de Pastoral 2022.

PROGRAMAÇÃO:

13h:45 - Preparativos da sala virtual

14h:00 - Oração de abertura, seguida da saudação de Dom Luiz Fernando Lisboa

14h:30 - Análise de Conjuntura Social, Política, Econômica do tempo presente, proferida por Daniel Seidel, Secretário Executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz.

15h:00 - Reflexão Teológica do Caminho da Pastoral desde o Concílio Vaticano II ao tempo atual do Papa Francisco.

15h:30 - Tempo para o diálogo com as intervenções dos participantes, feitas durante a exposição de forma escrita (online).

16h:00 - Reflexão sobre o Organograma e a Programação Pastoral para o ano 2022, à luz do conteúdo anteriormente refletido.

17h:30 - Avaliação e encerramento.

Suplicamos a intercessão de Nossa Senhora do Amparo e de São Pedro para nossa Assembleia Extraordinária.

Tudo pelo crescimento do Reino de Deus.

Cachoeiro de Itapemirim-ES, 25 de fevereiro de 2022.

Dom Luiz Fernando Lisboa, CP

Arcebispo-Bispo Diocesano