07.03.2022

Assembleia Diocesana

Com mais de 500 participantes, Assembleia Extraordinária foi momento de partilha e reflexão sobre temas como educação, juventude, política e questões socioambientais

No dia 5 de março foi realizada a Assembleia Extraordinária da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Em formato híbrido, a Assembleia contou com a participação de mais de 500 pessoas, com aproximadamente 30 pessoas presentes fisicamente e a grande maioria participando de forma online.

Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo Diocesano, deu as boas-vindas a todos os participantes e iniciou o encontro. No decorrer das quatro horas de duração (14h às 18h) diversas temáticas foram abordadas, incluindo diferentes pessoas e setores da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Entre eles tivemos a colaboração de Daniel Seidel, secretário executivo da Comissão Brasileira de Justiça e Paz; Padre Joselito Ramalho Nogueira, Vigário Geral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim; Padre João Batista Maroni, Vigário Episcopal para a Ação Pastoral; Padre Evaldo Praça Ferreira, Vigário Episcopal para a Ação Social; Padre José Carlos Ferreira, Vigário Episcopal para a Comunicação Social; Walber dos Santos Almeida, mediador que conduziu e aprofundou diversos questionamentos; Luiza Charra, secretária do Vicariato para a Ação Pastoral; além de Dom Luiz Fernando Lisboa e das dezenas de participações online.

As interações de quem participou de forma remota, inclusive, foi um dos grandes destaques, demostrando como é possível todos interagirem e partilharem experiências mesmo à distância. Esta partilha foi fundamental para os direcionamentos que serão objetivados ao longo deste ano de 2022 e para os próximos passos pastorais da Diocese. Entre os diversos assuntos abordados tivemos:

- Dimensão socioambiental no Brasil

- Injustiças e falta de oportunidade aos mais pobres

- A Igreja na conjuntura política do país

- O Caminhar da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

- As dificuldades pastorais e os direcionamentos a serem seguidos

- A comunicação e sua fundamental participação

- A juventude e sua implicação no processo para uma evangelização plena

- Formações de novas lideranças

- Conscientização pelo cuidado com a "Casa Comum"

- A Campanha da Fraternidade 2022

- Educação e Igreja

- O novo organograma diocesano

A Assembleia Diocesana Extraordinária foi transmitida e acompanhada ao vivo através do Canal do Youtube da Diocese de Cachoeiro, onde você pode rever através do link abaixo.