07.03.2022

Fraternidade e Educação

Cáritas e Pastoral da Educação levam tema da Campanha da Fraternidade até as escolas de Cachoeiro

A Campanha da Fraternidade de 2022 tem como tema: “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”, (Pr 31,26). Nesse sentido a apresentação do texto-base afirma que a realidade da educação interpela e exige profunda conversão de todos:

“Verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para a vida fraterna e a cidadania. O documento convida a todos a ver a realidade da educação em diversos âmbitos, iluminá-la com a Palavra de Deus, encontrando e redescobrindo meios eficazes que favoreçam processos mais adequados e criativos afim de que ninguém seja excluído de um caminho educativo integral que humanize, promova a vida e estabeleça relações de proximidade, justiça e paz”.

Com isso a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, através da Pastoral da Educação, tem realizado iniciativas em comunhão com a temática, andando de mãos dadas com o setor educacional. No dia 03 de março ocorreu o 1º Encontro de Professores Católicos, onde centenas de docentes e profissionais da educação se reuniram com Dom Luiz Fernando Lisboa e com o Pe. Tiago Malanquini, assessor da Pastoral da Educação.

Educação a serviço de todos

A Cáritas Diocesana e as caritas paroquiais também têm dado grande apoio à temática. Realizando gesto concreto, a Cáritas Paroquial Nosso Senhor Jesus Cristo Luz dos Povos, de Irupi, lançou uma campanha para arrecadação de materiais escolares.

“Vendo a realidade que muitos acompanhados pela equipe não tinham condições mínimas, levando até mesmo seus materiais em sacos de arroz, eles montaram kits escolares e entregaram aos que necessitam”, explicou Jhone Souza, gerente de projetos da Cáritas Diocesana.

Já a Cáritas Paroquial Santo Antônio de Pádua, de Rio Novo do Sul, promoveu em uma escola do município uma Campanha de arrecadação de alimentos, onde os alunos contribuíram com doações à famílias necessidades.

E na manhã desta segunda-feira (7) o Pe. Tiago Malanquini e Jhone Souza estiveram no Colégio Jesus Cristo Rei falando um pouco sobre a temática da Campanha da Fraternidade deste ano e dialogando diretamente com os alunos. Esta iniciativa será abordada ainda em outras instituições de ensino do município de Cachoeiro de Itapemirim, integrando ainda mais religião e a educação.