16.03.2022

Equipes Diocesanas

Bispo e coordenadores dos regionais e vicariatos se reuniram na Cúria Diocesana na manhã desta quarta-feira (16)

Nesta quarta-feira (16) a Cúria Diocesana sediou uma reunião entre os coordenadores de regionais e dos novos vicariatos. Padres, diáconos, leigos e funcionários estiveram juntos, reunidos com o arcebispo-bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa. O bispo foi quem acolheu os participantes, saudando a cada um que ali estava.

Conduzida pelo Pe. João Batista Maroni, Vigário Episcopal para a Ação Pastoral, a reunião pautou diversos temas, como os recentes eventos já realizados neste início de 2022 (posse de novos párocos, ordenação de Dom Andherson Franklin, Assembleia Diocesana) e os que estão e serão vivenciados, como o processo de escuta do Sínodo e as atividades pastorais.

Com participação ativa dos presentes, e contando não só com os coordenadores, mas também com outros membros dos Vicariatos, a reunião pautou temas como o novo organograma diocesano, as visitas aos regionais, o contexto atual da pandemia e a dinâmica de nossas Comunidades Eclesiais de Base.

Diálogo na Igreja

A relação diálogo/escuta também foi abordada, de forma especial por Dom Luiz Fernando Lisboa. Para o pastor da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, esta comunicação mútua com a sociedade contemporânea deve existir sempre, porém sem nos esquecermos da real missão evangelizadora que norteia os caminhos da Igreja Católica:

“A Igreja deve fazer uma leitura do seu tempo, da vivência que está inserida naquele momento, caminhar com os pés no chão e estar aberta ao diálogo. Mas nós não podemos perder a nossa essência, tendo clareza da nossa missão evangelizadora como cristãos”, relatou Dom Luiz Fernando.

Em “A Voz do Pastor” desta quarta-feira, o arcebispo-bispo diocesano falou sobre a reunião que participou junto aos coordenadores. Escute abaixo:

Participaram:

Dom Luiz Fernando Lisboa