29.03.2022

Retiro Anual

Com a assessoria do Pe. Juliano Ribeiro e presença de Dom Luiz Fernando, diáconos e esposas se reuniram em Jerônimo Monteiro

Nos dias 25, 26 e 27 de março, foi realizado na Casa de Encontro “Maria Mãe da Igreja”, situada na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora (Jerônimo Monteiro) o Retiro Anual dos Diáconos e Esposas da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Tendo como tema central "O amor de Deus que nos transborda" e assessor Espiritual o Padre Juliano Ribeiro Almeida, diáconos e esposas puderam vivenciaram momentos de reflexão espiritual, oração e partilha, após um longo período de confinamento social que os impediam de participar de retiros e outras atividades pastorais.

O tema, desenvolvido por Padre Juliano, foi abordado em cinco diferentes pontos-chave:

1- Oração como diálogo de amor

2- Crescer no amor a Deus (decidir/intenção; agir; fazer o que faço como ato de amor a Deus/oferecimento; querer agradar a Deus)

3- O pecado como privação do amor - o pecado é deixar de desejar Deus

4- O amor na família

5- O amor à Igreja

Durante o retiro, o arcebispo-bispo Diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa contemplou-os com sua presença e presidiu a santa missa. Com suas palavras sempre marcantes e pontuais, Dom Luiz Fernando deixou uma mensagem de encorajamento para os diáconos e esposas diante das adversidades da sociedade atual. O pastor da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim enalteceu ainda a presença de dez novos diáconos ordenados (todos pela imposição das mãos do próprio Dom Luiz) em apenas um ano de serviço episcopal.

Com as bênçãos de Nossa Senhora Auxiliadora, Mãe da Igreja, o retiro teve seu encerramento às 12h (meio-dia) do domingo, com a santa missa presidida por Padre Juliano Ribeiro.