14.04.2022

Santos Óleos

Missa da Unidade Diocesana reúne clero e leigos das diversas localidades da Diocese de Cachoeiro

Foi realizada na manhã desta Quinta-Feira Santa (14) a Missa da Unidade Diocesana e Bênção dos Santos Óleos.

Presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa, arcebispo-bispo diocesano, a missa da Unidade Diocesana contou com a participação do clero da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, entre presbíteros religiosos, presbíteros diocesanos e diáconos permanentes. Também participaram seminaristas, representantes leigos de todas as 43 paróquias e fiéis em geral, marcando o retorno do Povo de Deus à Celebração da Unidade após dois anos.

Durante a celebração foram abençoados os santos óleos dos enfermos, dos catecúmenos e a consagração do Crisma. Antes, porém, foi o momento dos presbíteros realizarem a Renovação das Promessas Sacerdotais

“Lavar os pés uns dos outros”

No início de sua homilia, o arcebispo-bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim explicou sobre os óleos que seriam abençoados, suas particularidades e a função de cada um.

Dom Luiz Fernando também falou sobre a missão de cada um, dando o exemplo missionário de Cristo, que acalentava os pobres e oprimidos. Para o pastor diocesano, todos somos iguais perante Deus e chamados a evangelizar no serviço do anúncio à Palavra. “A Salvação é para todos, mas alguns não querem, fazem a escolha. Porque Deus nos criou livres”.

A fraternidade e o respeito mútuo também foram abordados por Dom Luiz Fernando, que deu o exemplo do Papa Francisco, que sempre nos chama ao diálogo, independente da religião de cada um.

Elogiando a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, o arcebispo-bispo diocesano falou de sua alegria ao conhecer a dinâmica e a distribuição missionária que acontece nas comunidades da Igreja particular do sul do Espírito Santo. Segundo ele, em muitas localidades há uma centralidade na figura do presbítero, o que não acontece na Diocese de Cachoeiro, tendo a participação ativa dos leigos e leigas. Ele afirma ainda que “não somos uma igreja perfeita”, mas que caminha nos passos de Cristo e do Papa Francisco.

O Sínodo, que acontece em todas as dioceses do mundo, foi mencionado também por Dom Luiz Fernando, exaltando a importância que todos temos dentro do serviço pastoral em nossas comunidades. A Igreja é composta por todos, e não há ninguém superior a ninguém. "Todos somos evangelizadores, todos devemos lavar os pés uns dos outros”, concluiu Dom Luiz Fernando.

A Santa Missa da Unidade Diocesana foi transmitida ao vivo pelas mídias digitais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e pela Rádio Diocesana FM 95,7 (confira abaixo na íntegra).