18.04.2022

Cristo Vive!

Dom Luiz Fernando preside Missa da Páscoa do Senhor e fala sobre empatia, respeito e amor ao próximo

O Cristo Vive! No domingo foi celebrada a maior festa para os cristãos: A Páscoa do Senhor.

Data em que se comemora a vitória de Jesus Cristo sobre a morte. Seu sofrimento, que culmina com sua crucificação, também são símbolos marcantes deste período, que leva os fiéis a refletirem de forma significativa sobre suas vidas e ações.

Como afirmou o arcebispo-bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, em sua homilia neste Domingo de Páscoa, “a Páscoa é um momento de renovação da fé”.

A Luz de Deus

Celebrada com grande fervor por toda a Diocese (imagens disponíveis nos stories das redes sociais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim), o arcebispo-bispo de Cachoeiro de Itapemirim também esteve junto ao Povo de Deus comemorando a ressurreição de Cristo. Dom Luiz Fernando presidiu a missa de Páscoa na Paróquia Nosso Senhor dos Passos, em Cachoeiro de Itapemirim, concelebrada pelo Pároco, Padre José Carlos Ferreira.

Durante sua homilia Dom Luiz falou sobre o grande significado da data, que nos fala sobre amor e doação ao próximo. Cristo doou sua própria vida por toda a humanidade: “Jesus, todo o tempo, ensinou isso: ‘em vim para que todos tenham vida’”.

“Mas não podemos nos esquecer de uma coisa, o cristo que ressuscitou é o mesmo que foi crucificado. É o mesmo que foi perseguido. Porque muito amou, foi parar na cruz”. Com essas palavras, Dom Luiz Fernando exemplificou que mesmo estando na presença física do Filho de Deus, muitos não o reconheceram, não o aceitaram e até mesmo o negaram, como foi o caso de São Pedro Apóstolo.

Mesmo após ressuscitado, seus discípulos custaram a perceber que Ele estava vivo. Mas pouco a pouco foram sendo preenchidos pela Luz do Espírito Santo. Dom Luiz Fernando nos questiona se também estamos deixando a Luz de Deus nos preencher ou custamos a aceitar o Deus verdadeiro.

“Ele quer nos transformar. A pergunta é essa: deixamo-nos transformar por Deus? Porque as vezes entramos numa zona de conforto. ‘Já estudei, já aprendi muitas cosias na Igreja, eu entendo bem a Palavra de Deus’. Mas depois vou e faço o que eu quero. Muitas vezes eu crio um deus a minha imagem e semelhança quando é o contrário! Nós fomos criados a imagem e semelhança de Deus. Nós é que devemos nos parecer com Ele, e não Ele conosco.”

Dom Luiz também falou da empatia que muitas vezes falta não só na sociedade em geral, mas entre os próprios cristãos. Respeito, diálogo e sensibilidade para com o sofrimento dos irmãos e irmãs são características que o próprio cristo ensinou com suas ações e que devem ser cultivadas por todos os batizados. O Pastor diocesano contou, de forma breve, um caso de falta de respeito para com ele, devido ao último comunicado emitido, onde apenas recomenda (e não obriga) que as pessoas continuem a usar máscaras durante as Celebrações Eucarísticas. "Quanto nós precisamos da luz de Deus! Quanto nós precisamos nos deixar iluminar. Quantas vezes nos colocamos no lugar de Deus, julgamos, sentenciamos.”

Imagens: Pascom Nosso Senhor dos Passos