19.04.2022

Padroeira do Espírito Santo

Festa da Penha 2022 teve início com a presença de milhares de fiéis. Festa acontece entre os dias 17 a 25 de abril

Mais de 4 mil pessoas visitaram o Convento da Penha no primeiro dia da Festa da Penha 2022. Segundo a estimativa da Polícia Militar, somente na Missa de Abertura do Oitavário, foram mais de 2,5 mil pessoas presentes.

Durante todo o dia a Casa da Mãe das Alegrias recebeu visitantes, felizes em retomar presencialmente ao evento depois de dois anos. Foram realizadas missas pela manhã e à tarde foi a vez da Missa de Abertura do Oitavário, celebrada pelo vigário provincial Gustavo Medella.

Durante a homilia, Frei Medella saiu em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). O Vigário Provincial mencionou o modelo de saúde pública no País ao abordar o tema do primeiro dia do Oitavário: “Saúde para Todos”.

“O SUS, em sua proposta e concepção, é fundamental, Pascal e cristão, pois tem a meta de levar a saúde para todos, sem qualquer distinção. Se na prática ele nem sempre funciona como deveria, não devemos menosprezar o sistema, mas trabalhar para que suas operações sejam sempre mais aprimoradas e cheguem onde devem chegar”.

“Alegrai-vos”

A missa do segundo dia da Festa, segunda-feira (18), foi também acompanhada por milhares de devotos. E a mensagem deixada pelo padre Daniel Calil Mascalubo, vigário paroquial da Paróquia São Sebastião do Alto Guandu, de Afonso Cláudio, celebrante da missa, foi “alegrai-vos, pois alegrando-nos no Senhor, não teremos mais medo”.

O padre lembrou as palavras do Evangelho (Mt 28, 8-15: Diácono) em que as mulheres que encontram o sepulcro de Jesus aberto misturam os sentimentos de medo e a alegria. “O medo porque foi o sentimento que as levou ao sepulcro, o medo da morte, da dor e de tudo aquilo que nos separa da luz, mas ao mesmo tempo a esperança do túmulo aberto de Jesus ressuscitado. Partindo apressadamente se encontram com o autor da felicidade, que não diz para não terem medo, mas alegrai-vos. Alegrando-nos do Senhor, não temos mais medo”.

A missa contou com a participação de padres da Pastoral Serrana da Arquidiocese de Vitória, que inclui os municípios de Afonso Cláudio, Brejetuda, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina e Santa M. de Jetibá. O tema do Segundo Dia do Oitavário foi “Saúde do Corpo”. A celebração contou com a participação animada por jovens da região serrana com danças e trajes típicos alemães.

À noite, um show de luzes, música, bênçãos e muito amor marcou o início da programação noturna da Festa da Penha 2022 nesta segunda-feira (18). No Campinho do Convento da Penha, a Bênção dos Casais reuniu milhares de pessoas em uma apresentação do padre Renato Criste e do grupo musical Comunidade Água Viva, intercalando apresentação musical e palavras de fé.

Durante a Bênção dos Casais, padre Renato falou da importância da saúde nas relações. “Nesta edição a Festa da Penha traz como tema ‘Saúde dos Enfermos, Rogai por Nós’, e pensando nele me volto para os queridos irmãos e irmãs, casais presentes e membros de família para falar da saúde afetiva. As experiências que vivemos nos tornam fortes, melhores, maduros e equilibrados, mesmo que sejam tão difíceis. Todos nós somos tocados pelas experiências que vivemos e, entre tudo isso, há o afeto. E aquilo que nos toca deve ser acolhido”, disse padre Renato, referindo-se aos casais presentes.

Padre Patrick realiza sonho

“Eu estou realizando um sonho na minha vida, de celebrar no Convento da Penha, na Casa de Nossa Mãe”, com essas palavras, o padre Patrick Fernandes, conhecido por suas pregações e por seu bom humor nas redes sociais, comemorou sua participação da 452ª Festa da Penha. Somente no Instagram ele possui mais de 4,7 milhões de seguidores.

Ele fará Pregação e Bênção nesta terça-feira, dia 19 de abril, no terceiro dia da festa, a partir das 19h30. Antes, às 18h, o público presente poderá acompanhar a apresentação da Camerata Vale Música, também no Campinho do Convento da Penha. O Devocional do Terceiro Dia de Oitavário, seguido da Missa, será a partir das 15h30. Todos podem participar através do canal do youtube do Convento da Penha.

A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos da Festa da Penha, e co-realização da Prefeitura de Vila Velha.

Para ver a Programação completa, clique aqui.

Foto:  Fernando Ribeiro