22.04.2022

Pelos profissionais de saúde

Homenagens são destaque na Festa de Nossa Senhora da Penha

A Festa da Padroeira do Espírito Santo acontece entre os dias 17 a 25 de abril. Com um tom de alegria especial, devido o retorno dos fiéis após dois anos, a programação extensa tem um apelo especial pelo tema deste ano: “Saúde dos enfermos, rogai por nós”.

Dentre os vários eventos, os dias 3, 4 e 5 da festa contaram com:

- Visita da imagem de Nossa Senhora da Penha ao Pronto Atendimento de Alto Lage, em Cariacica;

- O plantio de jequitibá-rosa no Convento da Penha homenageando os profissionais da saúde;

- Oração pelas vítimas de prédio que caiu em Vila Velha;

- Apresentação e Pregação do Padre Patrick;

- Apresentação da Orquestra Sinfônica do Espírito Santo;

- Romarias, missas diárias e programas ao vivo.

Visita da Santa em Cariacica

A Imagem de Nossa Senhora da Penha Peregrina esteve em visita ao Pronto Atendimento de Alto Lage, em Cariacica, abençoando os profissionais da saúde e os enfermos, com celebração presidida pelo arcebispo da Arquidiocese de Vitória, Dom Dario Campos.

Durante a visita da Santa em Cariacica, Dom Dario falou sobre a importância dos profissionais do setor de saúde, evidenciada ainda mais nesses últimos dois anos. “Sabemos como foram duros esses dois anos de pandemia, e ainda são, além da tragédia causada pelas perdas e privações, principalmente dos mais pobres. Os profissionais da saúde tocaram com as mãos esse sofrimento e sentiram em seus corações toda essa angústia pela qual passou nosso povo”.

Vítimas do prédio de Vila Velha

Durante a Missa do Quinto Dia do Oitavário da Festa da Penha, o Padre Tarcio Rosa, que presidiu a celebração, colocou nas intenções da celebração o pedido de conforto de Deus e Nossa Senhora às vítimas do prédio que desabou na manhã desta quinta-feira (21) em Cristóvão Colombo, no município de Vila Velha, comunidade vizinha ao Convento da Penha.

"É o que pedimos diante do altar do Senhor, colocarmos nossas intenções pelas vítimas e conforto aos seus familiares", disse o padre. O prédio de três andares continha no momento da queda cinco pessoas em seu interior, todas da mesma família. Até o momento da missa, pelo menos uma pessoa não tinha resistido aos ferimentos.

Ainda durante a Missa deste quinto dia do Oitavário, que teve como tema a Saúde das Relações, o Padre André de Paiva Oliveira, responsável pela homilia, destacou que a Festa da Penha nos desafia a refletir sobre nossa relação com Deus, que muitas vezes é deixada de lado.

"Maria é a saúde dos enfermos, para aqueles que procuram cura e salvação. Quantas vezes somos carrascos de nós mesmos, por isso adoecemos. Quando não perdoamos, quando nos enveredamos pelo caminho de erros que abalam nossa saúde. Não é projeto de ninguém a enfermidade".

Plantio de jequitibá-rosa no Convento da Penha homenageia profissionais da saúde

Uma muda de jequitibá-rosa, árvore símbolo do Espírito Santo, foi plantada na manhã desta quinta-feira (21) durante as homenagens à padroeira do Estado. O Local escolhido foi próximo à entrada da Ladeira da Penitência do Convento da Penha.

A solenidade contou com a presença do Frei Djalmo Fuck, guardião do Convento; da secretária de Saúde do município de Cariacica, Roberta Goltara; do engenheiro florestal e ambientalista Luiz Fernando Schettino, responsável pelo plantio da muda; e a vacinadora Michele Nascimento, de Cariacica, que aplicou mais de 4 mil doses da vacina durante a pandemia.

Michele representou os profissionais homenageados. “É muito gratificante esse momento, é único. Passamos momentos muito difíceis e desafiadores. Precisamos de muita luta e fé para conseguirmos vencer os piores momentos da pandemia”, disse ela.

O frei Djalmo Fuck disse que o plantio da muda do jequitibá-rosa está em sintonia com o tema da Festa da Penha 2022: Saúde dos Enfermos, Rogai por Nós. “O tema nos chama a atenção para a saúde do corpo e do planeta, e o plantio é uma justa homenagem aos trabalhadores da saúde, que merecem todo nosso reconhecimento”, frisou o guardião do Convento.

“Temos gratidão aos cientistas e aos profissionais da saúde por terem enfrentado a pandemia desde o início, mesmo diante do que era desconhecido”, completou a secretária Roberta. Já Schettino destacou que este é o segundo ano que realiza o plantio dentro da programação da Festa da Penha. Ano passado, foram homenageadas as vítimas que perderam a vida na pandemia.

“O jequitibá-rosa é símbolo do Estado e o Convento símbolo de fé capixaba, assim como a Mata do Convento representa a resistência da Mata Atlântica. Então é um momento que representa a consciência ecológica, a fé e o respeito ao ser humano e à natureza”, completou o engenheiro florestal.

Romaria da Diocese de Cachoeiro

A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. No sul do estado esta identidade e devoção à Maria é facilmente percebida.

Em seu formato presencial, uma das características marcantes da festa é a diversidade do povo, presente através das romarias. De várias localidades, de diferentes segmentos, os fiéis se unem para orar, pedir e agradecer a Padroeira do estado do Espírito Santo.

No período pré-pandemia, cerca de 50 ônibus, juntamente com dezenas de vans, micro-ônibus e veículos particulares, saíam do sul do estado em direção à cidade de Vila Velha para prestar homenagens. A Romaria da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim levava anualmente uma multidão de aproximadamente 3 mil pessoas ao Convento da Penha. Com a festa presencial em 2022, a expectativa é poder retomar estes números, sempre no respaldo do governo estadual e seguindo as normas sanitárias na prevenção à Covid-19. A Romaria Diocesana acontece dia 23 de abril (sábado) – 7º dia do Oitavário, com a santa missa às 16h.

Imagens: Fernando Ribeiro, Thiago Soares, Procissão Fotográfica e Convento da Penha.