23.04.2022

Mãe das alegrias

Após dois anos, fiéis do sul do estado voltam a fazer uma linda festa durante Romaria à Festa da Penha

Foi linda! A festa da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim para Maria foi um misto de alegria e emoção. Após dois anos as romarias retornaram como parte da programação da Festa de Nossa Senhora da Penha. E neste sábado, 23 de abril, foi o momento da Romaria da Diocese de Cachoeiro.

Com cerca de 30 ônibus, 11 vans e centenas de outros veículos (entre micro-ônibus, carros particulares e motocicletas), a estimativa é de que a romaria tenha reunido mais de dois mil fiéis no Campinho, aos pés do Convento da Penha. Uma reunião calorosa e dedicada especialmente à Mãe das Alegrias.

Às 16h foi realizada a Missa do 7º dia do Oitavário, presidida por Dom Luiz Fernando Lisboa e com a participação dos presbíteros e diáconos da Igreja particular do sul do Espírito Santo. Os fiéis saudaram Nossa Senhora da Penha e também fizeram alusão ao tema da festa, “Saúde dos enfermos, rogai por nós”.

Pelos enfermos e profissionais da saúde

Participando pela segunda vez da festa, o arcebispo-bispo de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, demostrou toda a sua alegria ao saudar o povo logo no início, acolhendo os fiéis presentes. Anteriormente, o Padre João Batista Maroni, Vigário Episcopal para a Ação Pastoral, também animou o povo que se encontrava no Campinho e arredores.

“Maria, caminho de saúde e salvação” foi o tema deste 7º dia da Festa de Nossa Senhora da Penha e Dom Luiz Fernando Lisboa falou sobre ele em sua homilia, fazendo um grande agradecimento a todos os profissionais da área da sáude:

“Queremos confirmar nossa esperança em tempos novos e pedir ao Senhor ressuscitado pela intercessão da Virgem da Penha, que alcance as milhares de família em nosso estado do Espírito Santo e no país inteiro que perderam seus entes queridos por causa da pandemia. Suplicamos a força da Graça Divina sobre todos que se dedicam à assistência aos doentes nos hospitais e em suas casas. De maneira especial queremos agradecer a todos os trabalhadores e trabalhadoras da área da saúde.”

Guerra é derrota de todos

Dom Luiz Fernando também falou que além do corpo, vivemos um enfraquecimento do espírito e do amor para com os irmãos.“Quem sente dó, quem sente pena, passa adiante. Jesus nos ensina a ter compaixão”, ressalta o arcebispo-bispo da diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Falando sobre o momento atual, Dom Luiz Fernando recordou o tema das guerras atuais, falando que a democracia e o respeito para com o ser humano vem sendo ferido. Para o pastor diocesano, a guerra não traz vencedores, pois todos perdem. Perdem os que participam, perdem os que assistem.

“É tempo para ter coragem”, ressaltou Dom Luiz Fernando, pedindo que os cristãos não sejam complacentes com as mazelas do mundo infligidas aos nossos irmãos e irmãs. “Dai-nos Senhor Lucidez”, pediu o arcebispo-bispo para que em coro todos repetissem com ele.

E foi com lenços brancos, símbolo de paz e rendição, que os fiéis prestaram homenagem à Nossa Senhora da Penha, balançando-os como gesto fraterno.

A santa missa contou com transmissão ao vivo por emissoras de TV e Rádio, como a Rádio Diocesana FM 95,7, além das mídias digitais do Convento da Penha. Este ano, a transmissão contou com uma novidade: a tradução simultânea em libras, a língua brasileira de sinais.

Imagens: Wanda Jorge