26.04.2022

Festa da Penha 2022

No retorno da presença de fiéis, milhões de pessoas participam da maior festa religiosa do Espírito Santo

Após 8 dias de festejos e uma extensa programação de antecipação, foi celebrada nesta segunda-feira o Dia de Nossa Senhora da Penha.

Padroeira do estado do Espírito Santo, a festa em honra e homenagem à Nossa Senhora é considerada uma das três maiores festividades marianas do Brasil. Às 17h, foi celebrada a missa de encerramento, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Vitória, Dom Dario Campos e concelebrada pelo bispo Auxiliar da Arquidiocese Dom Andherson Franklin (participando pela primeira vez como membro do episcopado); por Dom Paulo Dal Bó, bispo da Diocese de São Mateus; Dom Geraldo Lyrio Rocha, Arcebispo Emérito de Mariana; Dom Décio Zandonade, Bispo Emérito de Colatina e que representou Dom Lauro Versiani, e Padre Thiago da Silva Vargas, Reitor do Seminário Maior de nossa Diocese de Itapemirim e que representou Dom Luiz Fernando Lisboa.

Estiveram presentes a Fraternidade Franciscana, padres da Arquidiocese de Vitória, diáconos, seminaristas, religiosos, religiosas, seminaristas e vocacionados. Neste ano a 452ª edição da Festa da Penha teve o tema “Saúde dos Enfermos, rogai por nós” e foi marcada pelo seu retorno presencial após dois anos acontecendo de forma virtual por causa da Pandemia de Covid-19. Segundo estimativa da Fraternidade Franciscana 2,5 milhões de fiéis participaram de todos os dias da festa de forma presencial, com outros 6 milhões de fiéis participando de forma virtual.

Na homilia Dom Dario começou lembrando a impossibilidade de celebrar a festa da Virgem da Penha por dois anos e afirmou que neste dia “no unimos em oração também a todos que perderam seus entes queridos nestes últimos anos devido a Covid-19, particularmente, àqueles que tragicamente partiram devido à queda de um edifício aqui em Vila Velha”

Saúde para todos

Dom Dario também meditou sobre outros pontos como a saudação que o anjo Gabriel faz a Maria, ‘Alegra-te cheia de graça’, à resposta da Virgem Maria aos apelos de Deus (‘Eis aqui a Serva do Senhor’) e também o tema da festa deste ano: ‘Maria, Saúde dos Enfermos’.

“Meus caros irmãos e irmãs, todas as vezes que rezamos a Ave Maria, repetimos as palavras do anjo Gabriel dirigidas à Virgem: Ave Maria, cheia de graça. Quando rezamos, muitas vezes de forma silenciosa, sempre encontramos acolhida e o consolo da face amorosa da Mãe de todas as graças. Assim, com a nossa oração, não somente proclamamos que Maria é plena de graças divinas, mas a reconhecemos como aquela que as distribui. Pois, qual é a Mãe que não deseja o melhor para os seus filhos e filhas? ”.

O Arcebispo afirmou que “a exemplo da Virgem Maria que foi tocada pela palavra de Deus, também nós devemos deixar que esta graça nos alcance e nos transforme. A fim de que nos tornemos sinais divinos na vida das pessoas, principalmente junto aos que mais sofrem e passam por grandes tribulações.

“Todavia não podemos nos esquecer de que como discípulos missionários de Jesus Cristo, devemos também nos empenhar para que todos e todas tenham a saúde integral, isto é, vida digna e plena. Que diz respeito desde a segurança alimentar, passando pela criação e incentivo às políticas públicas que promovam saúde de todos e todas, tocando todos os aspectos e as necessidade humanas, para que todos tenham vida digna e plena”, completou o arcebispo.

Antes de encerrar sua reflexão Dom Dario anunciou que hoje a Arquidiocese de Vitória dá início a um novo projeto para ajudar aos mais necessitados que será chamado de “Dá-lhes vós mesmos de comer”.

“Um apelo que nasce do coração Evangelho e quer chegar a todas as casas, principalmente, oferecendo alimento, saúde plena e auxilio necessário aos mais empobrecidos. Meus irmãos e irmãs, o mundo mais justo, sinal do Reino requer compromisso de todos os cristãos católicos, os cristãos de outras denominações. Algo que toca também aqueles que estão em posições de governo e liderança social e todos os homens e mulheres de boa vontade. A fim de que unidos possamos, com a graça de Deus, contribuir para que o nosso Estado do Espírito Santo seja marcado pelos sinais de vida, justiça e fraternidade. Voltados para a imagem da Virgem da Penha nós dizemos: Saúde dos Enfermos, rogai por nós! ”, Dom Dario.

Informações e imagens: Arquidiocese de Vitória, Fernando Ribeiro e Danilo Lucas