02.05.2022

Momento de Despertar

Equipe diocesana de Pastoral e Vigários Episcopais visitam o Regional 2

No sábado, 30 de abril, presbíteros, diáconos e leigos representantes das nove paróquias da cidade de Cachoeiro de Itapemirim estiveram reunidos durante a Visita Pastoral do Regional 2. O encontro aconteceu na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Penha, no bairro BNH.

Com o objetivo de refletir sobre a missão de pastorear e evangelizar na cidade de Cachoeiro, o encontro teve a presença da nova equipe diocesana de Pastoral, juntamente com os novos Vigários Episcopais e do arcebispo-bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa.

Neste primeiro contato direto dos vicariatos com os representantes locais, Dom Luiz Fernando apresentou os novos Vigários, suas funções e segmentos correspondentes dentro do novo organograma da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

O Pe. Juliano Ribeiro Almeida, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Penha, de Alegre, também esteve presente e participou do encontro como convidado. O presbítero apresentou a todos o caminhar da Igreja católica desde o Concílio Vaticano II até o momento atual com o Papa Francisco.

Despertar

O arcebispo-bispo diocesano também falou sobre a mensagem da CNBB ao final da 59ª Assembleia Geral, ressaltando a importância de sua leitura e reflexão. Para os que preferem ouvir a mensagem, Dom Luiz gravou a mensagem em vídeo (clique aqui e assista). Outro citado por com Dom Luiz foi a necessidade da vivência e da prática do caminho sinodal.

O Padre João Batista Maroni, Vigário Episcopal para a Ação Pastoral, afirmou que é “o momento de um despertar pastoral após um longo período de pandemia”. Reafirmando este sentimento e deixando com um gesto concreto para o pós-encontro, Dom Luiz Fernando convocou os representantes da Pastoral Familiar a investirem na pastoral em suas paróquias, relembrando que atualmente vivenciamos na diocese o Ano da Família.

O Regional 2 Diocesano é composto pelas paróquias da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, sendo elas:

Paróquia São Pedro - Catedral

Paróquia Nosso Senhor dos Passos