13.05.2022

Encontro Nacional de Presbíteros

Padres Paulo Sérgio Mourão e José Carlos Brasil estão participando e representando a Diocese de Cachoeiro

Está acontecendo em Aparecida (SP), entre os dias 9 a 14 de maio, o 18º Encontro Nacional de Presbíteros.

Com o tema: “Presbítero, comunhão e missão”, e o lema: “Vós sois todos irmãos” (Mt. 23,8), sacerdotes de todo o Brasil estão reunidos no Santuário Nacional da Padroeira do Brasil.

“Os presbíteros estão refletindo sobre o atual momento da sua história, da sua vida, um momento marcado por incertezas, por perplexidades tanto pastorais quanto pessoais”, afirmou Dom Joel Portella, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro e assessor do encontro.

E junto aos mais de 500 presbíteros, representando a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, estão Padre Paulo Sérgio Mourão e Pe. José Carlos Brasil Magalhães.

Pe. Paulo Sérgio Mourão atualmente é o representante de presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, como também Pároco da Paróquia São Geraldo Magela, de Bom Jesus do Norte, extremo sul da Diocese. Já Padre Brasil é Pároco da Paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, situada na cidade de Cachoeiro de Itapemirim.

Os encontros nacionais são necessários e importantes, pois ajudam a fortalecer a fraternidade presbiteral e fazer com que a realidade, tão diversificada em nosso país, seja plenamente conhecida. “Cada padre traz a sua história, a sua experiência. São importantes este entrosamento e a troca de experiências que acontece, entre as duas gerações, os padres mais jovens participando junto com os padres mais experientes” - Dom José Albuquerque de Araújo, bispo auxiliar de Manaus.

Ao todo, o Brasil possui mais de 26 mil presbíteros espalhados em todas as 5 regiões.

Imagens e informações: Vatican News e Pe. Paulo Sérgio Mourão