25.05.2022

Conexão Brasil x Mundo

Congressos, reuniões, lançamentos, reencontros, posse canônica, inaugurações, jubileu missionário: A Viagem de Dom Luiz Fernando por Portugal e Moçambique

Nosso arcebispo-bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, está em viagem pelos continentes europeu e africano, participando de compromissos da Igreja Católica e também levando um pouco da cultura capixaba aos irmãos e irmãs do outro lado do Oceano Atlântico.

Nos seus primeiros dias Dom Luiz participou de um congresso na cidade de Porto, em Portugal, sobre História da Igreja, com os temas: “Propagação da Fé” e “Evangelização dos Povos”. Ele também visitou o Santuário de Nossa Senhora de Fátima, onde orou por toda a Diocese e pelo Brasil.

Nosso pastor também se reuniu com o Arcebispo de Braga, Dom José Manuel Garcia Cordeiro, onde também participou do encontro com um grupo de padres e do lançamento do Livro "Testemunhas de uma Memória Viva - História da Evangelização da Província de Cabo Delgado", que conta sobre a caminhada da Diocese de Pemba.

Rostos conhecidos

Dom Luiz Fernando Lisboa aproveitou sua visita a Braga para rever amigos, cumprimentar conhecidos e levar uma palavra de amor a leigos e leigas que seguem na missão evangelizadora. Alguns destes momentos foi o encontro com missionários leigos e padres que já trabalharam da Diocese de Pemba.

Durante sua visita ao país lusitano, Dom Luiz também se encontrou com quatro seminaristas da Diocese de Pemba que estudam em Braga. Os seminaristas realizaram uma bela apresentação musical à capela.

Reencontro com Pemba

Após alguns dias em Portugal, foi o momento de ir em direção ao continente africano. Na cidade de Maputo, capital e maior cidade de Moçambique, Dom Luiz Fernando esteve na Nunciatura Apostólica do país. Aproveitando sua passagem pela cidade, o bispo da diocese de Cachoeiro de Itapemirim foi ao encontro dos seminaristas de Teologia da Diocese de Pemba, que estudam em Maputo.

Após uma viagem de mais de 2.600 km, o bispo enfim chega à cidade de Pemba, na província de Cabo Delgado. Ali, Dom Luiz realizou visitas, reencontrou religiosos e religiosas e saudado pelos amigos que reencontrou.

O livro "Testemunhas de uma Memória Viva” também foi lançando na Universidade Católica de Moçambique, localizada em Pemba, contanto novamente com a presença de Dom Luiz Fernando. Dom Luiz Fernando também celebrou o jubileu dos 100 anos da 1ª Missão da Diocese de Pemba: a "Missão de Namuno".

Outros dois grandes momentos da viagem de Dom Luiz Fernando aconteceram no país africano. Em Marrupa e Nikwapa, ocorreram a inauguração de dois Postos de Saúde com dinheiro doado diretamente pelo Santo Padre em favor dos deslocados da Guerra em Cabo Delgado: o Centro de Saúde Papa Francisco. O evento contou com apresentação cultural típica da cultura moçambicana (assista no vídeo abaixo).

O outro momento foi a posse do novo bispo de Pemba, Dom António Juliasse Ferreira Sandramo, que emocionou e deixo a certeza que a região de Cabo Delgado permanece à luz de Cristo, agora com um novo pastor.

Após mais algumas reuniões e compromissos, Dom Luiz Fernando Lisboa deve retornar ao Brasil no próximo dia 26 de maio.