01.06.2022

Mãe de Todos os Homens

Dom Luiz Fernando celebra a padroeira da Paróquia de Iúna junto com o Povo de Deus

Nesta terça-feira, 31 de junho, a Paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens, de Iúna, celebrou o dia de sua padroeira.

Com a Igreja matriz lotada de fiéis e cheia do Espírito Santo de Deus, as comunidades partilharam da alegria de festejar Maria.

A Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa e concelebrada pelo pároco, Pe. José Marconi de Andrade, e demais presbíteros da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Maria, Mãe de Jesus e de Todos os Homens

No início de sua homilia, Dom Luiz Fernando contou sobre o início da devoção à Nossa Senhora sob o título de “Mãe dos Homens”. O título surgiu através de Frei João de Nossa Senhora, no Convento de São Francisco das Chagas, em Portugal, no Século XVIII. O bispo de Cachoeiro de Itapemirim ressaltou ainda que a Igreja de Iúna é uma entre as 17 Igrejas dedicadas à Mãe dos Homens no Brasil.

Após revelar curiosidades e alguns dos fatos históricos, Dom Luiz Fernando enalteceu a importância de Maria para a Igreja Católica, verdadeiro exemplo de mulher, de missionária e de mãe. E mesmo não se achando digna ela sempre foi fiel à missão para qual foi chamada. E o bispo nos alerta: é importante saber pedir a Deus, mas assim como Maria é preciso que saibamos agradecer.

“Nós podemos nos perguntar: quantas vezes reconhecemos o que Deus fez por nós? As vezes reclamamos, nos lamentamos e esquecemos de parar pra pensar quantas coisas Deus já fez a nosso favor. Nós podemos sim pedir. Foi o próprio Jesus que disse: Pedirei e recebereis, mas também é preciso saber agradecer. Reconhecer o tanto que Deus já fez por nós”.

Neste ano e que o país elegerá novos representantes nacionais e estaduais, o bispo destacou as características de verdadeiros cristãos: Humildade, servidão, dignidade e comprometimento com a missão. Adjetivos que enxergamos claramente nas ações de Jesus Cristo. “Deus não nos criou para sermos mais do que os outros, Deus não nos criou para humilharmos quem quer que seja”, falou Dom Luiz.

E nesta jornada de Jesus, Maria, mãe do salvador e “Mãe de Todos os Homens”, sempre esteve ao lado dele. E assim ela o faz, ao lado de cada um e cada uma na missão evangelizadora de levar a Boa Nova ao mundo inteiro.

Ao final, Dom Luiz pede que o Povo de Deus de nossa Diocese siga o exemplo de Nossa Senhora, saindo de nós mesmos e nos doando em favor do outro. “Amemos a Jesus e sigamos os seus ensinamentos. É isso que ela espera de cada um de nós”.

Imagens: Pascom Iúna