13.06.2022

Pe. Luiz Serafim

Ordenação do presbítero foi realizada nesse sábado (11), na Paróquia de Marataízes, que também celebrou 30 anos de criação

Com imensa alegria a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim celebrou no último sábado a ordenação presbiteral de Luiz de Carvalho Serafim. A ordenação ocorreu na Paróquia Santíssima Trindade, em Marataízes, sendo realizada no ginásio da Escola Pe. Otávio.

De forma especial a paróquia também estava festejando os seus 30 anos de criação. A Santa missa foi presidida pelo bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa, que juntamente com os padres, diáconos, seminaristas e o povo de Deus da comunidade maratimba celebrou com fervor a data festiva nesse domingo da Solenidade da Santíssima Trindade.

Um novo “sim”

Além da festa da Santíssima Trindade, a Igreja celebrou no domingo o dia de São Barnabé. Falando sobre a trajetória do santo, que acompanhou de perto a missão de Jesus, Dom Luiz Fernando Lisboa destacou sua trajetória e pediu que o próprio discípulo de Cristo seja um guia no ministério do padre recém ordenado: “Luiz, que São barnabé, que hoje a igreja celebra, interceda junto de Deus para que você seja um discípulo, um Apóstolo, como ele foi”.

Em aprofundamento ao texto bíblico, o bispo diocesano nos chama a compreender toda a importância do Espírito Santo de Deus em nossas vidas. “A função do Espírito é manter a comunidade alinhada ao projeto de Jesus, que é a verdade em pessoa.”

“Diácono Luiz, ser ordenado na festa da Santíssima Trindade e no dia de são Barnabé não é para todos, é um privilégio, pois o ministro ordenado deve ser mestre da comunhão. A comunhão é para todos, todos somos chamados a viver a comunhão, mas o ministro ordenado deve ser o mestre na comunhão, pois ele é pastor, que une, ajuda a criar lações, a criar unidade na adversidade”, destacou Dom Luiz Fernando.

Servidor do Povo

O bispo também ressaltou que o caminho que a Igreja deve seguir são os ensinamentos de Jesus Cristo, sus palavras e ações perante ao povo sedento por amor e compaixão: “Nós seguimos uma pessoa e o seu projeto, essa pessoa é Jesus e o projeto é aquele de Jesus.”

Ao final de sua homilia, Dom Luiz Fernando falou diretamente com o então ainda Diácono Luiz Serafim, falando abertamente sobre a sua missão que se iniciava a partir daquele instante: “Seu jeito simples de ser Luiz, nos dá a esperança, que você será um bom padre, servidor do povo, discípulo missionário de Jesus.”

“Como foi importante a família do seminário e os seus formadores. Hoje você ganha uma nova família, a família presbiteral. Você também continua naquela família que nunca saiu: A Família do Povo de Deus. Nessa família você não é mais importante do que ninguém. Nessa família, todos são igualmente importantes, todos. Mas você tem o seu lugar, ocupe-o bem Luiz. Exercer o ministério presbiteral não é ser mais do que os outros, é exercer o seu ministério, a sua vocação, é colocar-se a serviço. Se você quer se o primeiro, aqui lembramos o ensinamento de Jesus, seja aquele que serve”, finalizou Dom Luiz Fernando.

Assista abaixo um resumo da Ordenação Presbiteral do Pe. Luiz Serafim produzido pela Pascom Santíssima Trindade

Imagens: Pascom Santíssima Trindade