13.07.2022

4COMINSE

Em João Pessoa (PB), Dom Luiz Fernando e Seminaristas da Diocese de Cachoeiro participam do 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

Em João Pessoa (PB), Dom Luiz Fernando e Seminaristas da Diocese de Cachoeiro estão participando do Congresso Missionário Nacional de Seminaristas

Em sintonia com a caminhada missionária da Igreja no Brasil, as Pontifícias Obras Missionárias (POM) e a coordenação nacional dos Conselhos Missionários de Seminaristas (COMISEs), estão promovendo ao longo desta semana, entre os dias 11 a 17 de julho, o 4º Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE).

O evento, que é uma das iniciativas da programação do Ano Jubilar Missionário, está sendo realizado em João Pessoa, na Arquidiocese da Paraíba. O congresso tem como tema “Missão ad gentes na formação de seminaristas” e o lema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8).

Cerca de 400 seminaristas de todo o Brasil estão reunidos e dentre eles dois representando o Diocese de Cachoeiro de Itapemirim: Anthonny Juan e Raone Barglini.

Caminhada Missionária

Em depoimento, o seminarista Raone Barglini, que cursa o 1º ano de Teologia pelo Seminário Maior de nossa Diocese (São João Maria Vianney), lembrou da importância da animação missionária nos seminários, para que motivem as comunidades eclesiais de base para a missão.

“Esse é um momento único e muito especial, pois estamos organizando a articulação dos COMISES em nosso regional, e a animação missionária é um ponto muito forte das nossas dioceses. A nossa expectativa no 4COMINSE é oportunizar essa troca de experiências e também o desejo de conhecer um pouco mais e aprofundar o COMISE, para que possamos organizá-lo em nível regional. As nossas dioceses já têm uma caminhada missionária, com projetos missionários entre seminaristas, porém queremos ampliar esse olhar da animação missionária de forma intereclesial e interdiocesano”

Quem também está levando o nome da igreja particular da região sul capixaba ao nordeste do país, junto aos nossos seminaristas, é Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim. Dom Luiz Fernando, além de acompanhar nossos jovens, é também um dos conferencistas do congresso, que conta ainda com a presença de Pe. Dinh Nhue Nguyen OFMConv, secretário geral da Pontifícia União Missionária em Roma, Ir. Regina da Costa Pedro PIME, superiora provincial das Irmãs da Imaculada, e Dom Antônio Luiz Catelan Ferreira, bispo auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Imagem: Anthonny Juan e Raone Barglini.

Com informações das Pontifícias Obras Missionárias (POM)