01.08.2022

Caminho do Amparo

Peregrinação que recorda os emigrantes do interior capixaba e fundação da Paróquia de Itapemirim chega à sua 4ª edição

Aconteceu nesse final de semana, entre os dias 29 a 31 de agosto, a 4ª edição do Caminho do Amparo.

Idealizado pelo Pe. José Carlos Ferreira da Silva (Vigário Episcopal para a Comunicação) durante o Jubileu de 250 anos da Paróquia Nosso Senhora do Amparo - a paróquia mais antiga da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, o Caminho do Amparo recorda o trajeto dos desbravadores do interior do Espírito Santo, em meados do século 18.

O percurso teve início na comunidade rural da Fazenda do Centro, em Castelo, com a missa presidida pelo Padre Geraldo Gomes Leite, Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Amparo. Ali, deu-se início a um trajeto de aproximadamente dias de intensa caminhada, em direção à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, em Itapemirim, no litoral capixaba.

Padroeira da Diocese de Cachoeiro

O Caminho do Amparo tem como objetivo reproduzir a experiência dos emigrantes que partiram dos Montes Castelo (atualmente Castelo) em 1764 e se instalaram em Itapemirim, levando a Imagem de Nossa Senhora do Amparo, onde em 1769, criou-se a Paróquia com a mesma padroeira.

O caminho tem aproximadamente 100 quilômetros, ás margens do Rio Castelo e do Rio Itapemirim, perpassando as cidades de Castelo, Cachoeiro de Itapemirim e Itapemirim. A primeira versão do evento aconteceu em 2019, como forma de comemoração dos 250 anos da Paróquia Nossa Senhora do Amparo.

Na ocasião padre José Carlos Ferreira da Silva, idealizador do Caminho do Amparo, afirmou que ao percorrer o percurso, além de reacender nos participantes a memória afetiva, do fato histórico que levou a criação da paróquia, é uma oportunidade para que o peregrino amplie e enriqueça a sua experiência de Deus de maneira intensa, festiva e emotiva. Nossa Senhora do Amparo é, ao lado de São Pedro, copadroeira da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Imagens: Paróquia Nossa Senhora do Amparo - Itapemirim