11.08.2022

Ação de Graças

Missa presidida por Dom Luiz Fernando celebra o Dia do Diácono na Diocese de Cachoeiro

Nessa quarta-feira a Igreja celebrou o dia de de São Lourenço e consequentemente também é celerado o Dia do Diácono.

Para festejar, Dom Luzi Fernando Lisboa presidiu uma Celebração Eucarística em ação de graças pelos diáconos da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. A celebração foi realizada na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Cachoeiro (bairro BNH).

Comissão Diocesana de Diáconos

Ao final da celebração ocorreu também a posse da nova Comissão Diocesana dos Diáconos (CDD) da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. São estes os novos membros:

Presidente: Diác. José Carlos Silva

Vice-presidente: Diác. José Antonio Gualandi

Secretário: Diác. Adilson Ferreira Dias

Tesoureiro: Diác. Anselmo Lima

Relações Públicas: Diác. Miguel Brunhara Jacomeli

Formação Inicial: Diác. Reginaldo Gaspari

Formação Permanente: Diác. Carlos Gilberto Caldogno Nascimento e Diác. Adilson Ferreira Dias

Subcomissão Social Caritativa: Diác. Anselmo Lima

São Lourenço

São Lourenço foi um diácono e mártir da Igreja Católica, Patrono dos Diáconos e um exemplo de fé e perseverança. Era o responsável pela administração dos bens e ofertas para suprir as necessidades dos pobres, órfãos e viúvas e foi condenado à morte em uma época de perseguição aos cristãos pelo imperador Valério, em 258 d.c.

A raiz do ministério diaconal está  em servir ao povo de Deus na diaconia da Palavra, da Liturgia e da Caridade, em comunhão com o Bispo e com o Presbitério.

No doc. de Puebla se destaca que o diácono  recebe uma graça sacramental própria e que seu carisma é sinal sacramental de Cristo-servo e  tem grande eficácia para a realização de uma Igreja servidora e pobre, que exerce sua função missionária com vistas à libertação integral do homem. ( Puebla, n. 697).

A vivência e o testemunho da identidade e comunhão eclesial do diaconado, fraterno e unido, deve servir de exemplo e estímulo para outros membros da Igreja, cuidando-se para que a diaconia do servir  seja um reflexo do verdadeiro amor ao próximo, de unidade e comunhão na Igreja.