21.09.2022

Passionistas

Em Roma, Dom Luiz Fernando Lisboa se reúne com bispos da Congregação da Paixão de Jesus Cristo

Dom Luiz Fernando Lisboa, arcebispo-bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, se encontra durante esta semana na cidade de Roma para o Encontro dos Bispos da Congregação Passionista.

Na Casa Geral da Congregação, que fica localizada na capital italiana, Dom Luiz Fernando esteve junto de seus irmãos de episcopado, missionários estes que atuam nas mais variadas partes do planeta.

"Um dia de oração e reflexão! Junto de Dom Amilton da Silva, da Diocese de Guarapuava - Brasil; Dom Emerick, Diocese no Congo, África; Dom Júlio, Diocese na Indonésia; Dom Pedro Luis Fuentes, bispo auxiliar da Arquidiocese La Paz, Bolívia; e Dom Jesus Maria, Diocese no Peru. Outros irmãos não puderam comparecer. No momento somos 12 bispos passionistas vivos e no total a Congregação já ofereceu à Igreja 76 bispos. Deo Gratias" , comentou Dom Luiz Fernado.

No Brasil são 4 bispos pertencentes à Congregação Passionista, com dois deles presentes no encontro. Todos também participarão de um congresso internacional sobre o tema da Espiritualidade da Paixão de Jesus, que representa o carisma da congregação.

No Vaticano, o bispo de Cachoeiro de Itapemirim presenciou na manhã desta quarta-feira (21) a Audiência com o Papa Francisco na Praça São Pedro. Dom Luzi aproveitou para fazer alguns registros do Santo Padre com sua comitiva.

Congregatio Passionis Iesus Christi

A Congregação da Paixão de Jesus Cristo, a qual pertence nosso bispo diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa, completou em 2020 trezentos anos de fundação. Devido a pandemia da Covid-19, as celebrações precisaram ser adiadas, mas agora, em 2022, bispos de todo o mundo estão se reunindo pela primeira vez na história da Congregação e festejando este momento jubilar.

Com a Sigla CP, derivada de seu nome latino: Congregatio Passionis Iesus Christi, a congregação e os religiosos pertencentes a ela também são conhecidos como Missionários Passionistas, Missionários da Paixão ou Missionários da Cruz.

"Pois foi na Cruz que Ele ofereceu a sua própria vida pela salvação da humanidade". explica Dom Luiz durante o podcast "A Voz do Pastor" do dia 19 de setembro.

Imagens: Dom Luiz Fernando Lisboa