27.09.2022

Santo Padre

Dom Luiz Fernando Lisboa recebe pessoalmente o cumprimento e as bênçãos do Papa Francisco

Um encontro muito esperado! Durante sua viagem à Roma, para o Encontro dos Bispos da Congregação da Paixão de Jesus Cristo, Dom Luiz Fernando Lisboa pôde cumprimentar pessoalmente o Papa Francisco. Apesar de já ter estado com o Santo Padre em outras oportunidades, este foi um momento muito simbólico para a nossa Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, com o bispo diocesano trazendo muitas bênçãos diretamente do Vaticano.

Congregação Passionista

Hoje, o grupo masculino da congregação conta com 1850 religiosos, a maioria sacerdotes. Existem cerca de 400 comunidades (províncias) passionistas espalhadas pelo mundo em 56 países e nos cinco continentes. Em sua história, a congregação já ofereceu 76 bispos para a Igreja, sendo que hoje 12 estão vivos e 6 participaram do encontro. São eles:

Bispos Passionistas presentes no encontro:
• Dom Amilton Manoel da Silva, CP, bispo de Guarapuava (PR);
• Dom Emery Kibal Nkufi Mansong’loo, CP, bispo de Kole, República Democrática do Congo;
• Dom Luiz Fernando Lisboa, CP, bispo de Cachoeiro do Itapemirim (ES);
• Dom Giulio Mencuccini, CP, bispo emérito de Sanggau, Indonésia;
• Dom Pedro Luis Fuentes Valencia, CP, bispo auxiliar de La Paz, Bolívia;
• Dom Jesús María Aristín Seco, CP, bispo de Yurimagüas, Peru.

Não estiveram presentes no encontro os seguintes bispos passionistas:
• Dom Tommaso Cascianelli, CP, bispo de Irecê (BA);
• Dom Washington Cruz, CP, arcebispo emérito de Goiânia (GO);
• Dom Leonard William Kenney,CP, bispo auxiliar emérito de Birmingham, Inglaterra;
• Dom Valentinus Saeng, CP, bispo de Sanggau, Indonésia;
• Dom Domenico Luca Spinosi, CP, bispo emérito de Sekadau, Indonésia;
• Dom Neil Edward Tiedemann, CP, bispo auxiliar da diocese de Brooklyn, Estados Unidos.

Visita Ad Limina
De volta ao Brasil, o bispo diocesano de Cachoeiro de Itapemirim participa, neste momento, do Congresso Jubilar do ITESP - Instituto Teológico São Paulo, em São Paulo (SP). A Conferência tem como tema "Sinodalidade como base da missão pastoral da Igreja no mundo, e Dom Luiz aborda o assunto: "A missão só é possível a partir de um caminhar juntos, como povo de Deus (LG)".

Em outubro, Dom Luiz Fernando Lisboa terá uma nova oportunidade de se encontrar com o Santo Padre, durante a "Visita ad limina apostolorum" (visita aos túmulos dos Apóstolos). A visita é uma obrigação dos bispos diocesanos da Igreja Católica, realizada a cada 5 anos para se encontrarem com o Papa e visitarem os túmulos dos apóstolos São Pedro e São Paulo, também em Roma.