27.09.2022

Encontro de Secretários e Secretárias Paroquiais

Após 3 anos, Secretários(as) da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim se reuniram em Jerônimo Monteiro nessa segunda-feira (26)

Alegre, formativo e festivo. Assim foi o Encontro Diocesano de Secretários e Secretárias Paroquiais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim. Após 3 anos sem poderem se reunir, devido a pandemia da Covid-19, colegas e amigos enfim se reencontraram.

Praticamente todas as paróquias estiveram representadas por seus funcionários da secretaria. Junto a eles participaram o Padre João Batista Maroni - Vigário Episcopal para Ação Pastoral, Padre José Carlos Ferreira da Silva - Vigário Episcopal para a Comunicação, e Padre Claudinei Bourguignon Mascarelo (Pe. Caio) - representando o Vicariato para a Administração e Economia.

Santa Missa e Formação
Reunidos na Casa de Encontro Maria Mãe da Igreja, em Jerônimo Monteiro, os quase 80 secretários e secretárias iniciaram a manhã com a santa missa presidida pelo Pe. João Batista Maroni, concelebrada  pelos Padres José Carlos e Caio.

"Mais do que funcionários, a função de secretário é um apostolado", falou Padre Maroni durante a celebração eucarística. O presbítero também trouxe as palavras de carinho de Dom Luiz Fernando Lisboa, que não pôde estar presente devido sua viagem ao Encontro dos Bispos Passionistas, em Roma.

Em seguida a manhã foi preenchida com momentos de saberes, apresentação dos novos vicariatos diocesanos e muita música com "Diácono Júlio César de Sá e Banda". Pe. Enildo Genésio de Souza, diretor da Gráfica Diocesana, também esteve presente e presenteou todos os participantes com brindes personalizados.

Confraternização
Com um hiato entre os encontros tão grande (a última reunião havia acontecido em setembro de 2019), muitos estavam participando pela primeira vez do encontro. Momento oportuno para que todos pudessem assimilar nome e rostos uns dos outros.

Descontraídos, os secretários e secretárias partilharam um grande almoço e em seguida cantaram e se divertiram durante o sorteio de brindes.

Anualmente os secretários e secretárias paroquiais se encontram duas vezes ao ano: o primeiro momento para formação e troca de experiências profissionais; já o segundo momento para o lazer entre todos. Com o advento do coronavírus, ambos os encontros se mantiveram cancelados desde 2019.

Imagens: Departamento Diocesano de Comunicação e Pe. José Carlos Ferreira