03.10.2022

Estreitar os laços de amizade

Presidentes dos Regionais Leste 2 e 3 da CNBB enviam mensagem aos fiéis explicando a importância da Visita Ad Limina. Veja o vídeo e a carta da presidência

Com a aproximação da Visita Ad Limina Apostolorum, os presidentes dos Regionais Leste 2 e 3 da CNBB - Dom José Carlos Souza Campos, bispo diocesano de Divinópolis (MG), e Dom Dario Campos, arcebispo metropolitano de Vitória (ES) - gravaram uma mensagem explicando melhor aos fiéis toda a importância do encontro dos bispos com o Papa Francisco.

Mais de 10 anos
Somam-se 12 anos desde a última Visita Ad Limina Apostolorum dos (Arce)bispos de Minas Gerais e do Espírito Santo, realizada em junho de 2010. Fatores como a renúncia do Papa Bento XVI em 2013 e mais recentemente a pandemia da Covid-19 fizeram que a visita superasse o período de 5 anos.
Naquele ano (2010), houveram dois momentos com o Papa Bento XVI: Audiência Reservada e Audiência Geral. O grupo também celebrou nas quatro Basílicas Papais de Roma. Desta vez, os Arce(bispos) dos Lestes 2 e 3 presentarão um relatório pastoral de suas dioceses correspondente ao período de 10 anos.

CARTA PARA AS ARQUIDIOCESES E DIOCESES

Estimados irmãos e irmãs, paz!

Nós, Bispos dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo, estamos em preparação para a Visita Ad Limina Apostolorum, que será realizada nos dias 17 a 26 de outubro de 2022, em Roma, na Itália.

A Visita Ad Limina Apostolorum, é uma tradição antiga da Igreja Católica que significa “no limiar, na soleira, nos limites ou estradas das Basílicas dos Apóstolos Pedro e Paulo” e mantêm o seu profundo significado espiritual e de comunhão eclesial. Diante desse importante momento da vida eclesial, queremos pedir a todos os fiéis nos acompanhem na preparação dessa peregrinação a Roma, por meio de oração pelos arcebispos, bispos e bispos auxiliares dos Regionais Leste 2 e Leste 3, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

Na programação estão previstas reuniões nos departamentos de governo que integram a Cúria Romana, os dicastérios: Secretarias de Estado, congregações, tribunais eclesiásticos, conselhos e comitês; celebração da eucaristia nas quatro principais basílicas de Roma: São Pedro, São Paulo Fora dos Muros, Santa Maria Maior e São João de Latrão (Catedral de Roma, onde está o “Trono de São Pedro”), e um dos momentos mais esperados, o encontro com o Papa Francisco, no dia 20 de outubro.

A última Visita Ad Limina Apostolorum do Regional Leste 2 foi realizada de 06 a 19 de junho de 2010. Com a renúncia do Papa Bento XVI, a eleição do Papa Francisco em 2013, seguidas de outras situações surgidas pela vida eclesial, e mais recentemente a pandemia da Covid-19, essas visitas foram interrompidas, superando os cinco anos recomendado pela disciplina canônica (cf. Cânones 399 e 400 CDC). Dessa forma, os bispos apresentarão relatórios sobre o estado pastoral das arquidioceses e dioceses de um período mais longo, expressando assim uma caminhada dos últimos dez anos da Igreja Católica em Minas Gerais e no Espírito Santo.

A Visita Ad Limina Apostolorum, para as Igrejas diocesanas, é ocasião para consolidar os vínculos de fé, de comunhão e de disciplina com a Igreja de Roma. Inspirados nas experiências de Sinodalidade, e de modo a possibilitar que a visita seja uma agenda pastoral conhecida e compartilhada, usaremos os meios de comunicação social, especialmente a internet, como canal de informação nesse período de preparação, durante e após Visita Ad Limina Apostolorum. Queremos nos fazer próximos de todos e todas e de cada comunidade de fé, nas rádios católicas, sites e portais de noticias das arquidioceses e dioceses dos Regionais Leste 2 e 3.

Para favorecer essa comunhão conosco, lançamos um hotsite especial para a divulgação da Visita Ad Limina Apostolorum www.visitaadlimina.com.br, que irá disponibilizar conteúdo de textos, fotos, vídeos e áudios. Também nas redes sociais dos Regionais Leste 2 e 3 (Facebook, Instagram e Youtube).

A seguir, compartilhamos a Oração Visita para ser rezada nas paróquias, comunidades, capelas, e também individualmente. Ela também está disponível em diversos formatos (on-line e versão para impressão), anexa e por meio do link: https://drive.google.com/drive/folders/1wfkUIRXpvxF-Q1NTx8FQgXNVU7gN4xTQ?usp=sharing

Confiamos este momento com grande esperança da visita Ad Limina Apostolorum a Nossa Senhora da Piedade, padroeira do Estado de Minas Gerais e Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo.

Fraternalmente,

Dom José Carlos de Souza Campos