24.10.2022

Unidade

Dom Luiz Fernando Lisboa comenta a respeito de seu encontro com o Papa Francisco

A visita Ad Limina Apostolorum chegou ao final de sua primeira semana. Os (arce)bispos dos Regionais Leste 2 e Leste 3 da CNBB percorreram os vários Dicastérios do Vaticano, se aprofundaram em dezenas de assuntos e fortaleceram ainda mais os laços entre eles.

Um dos pontos altos da visita foi o encontro dos bispos de Minas Gerais e Espírito Santo com o Santo Padre, momento ocorrido na última quinta-feira (20). Em audiência, o Papa Francisco acolheu o clero brasileiro totalmente aberto para a escuta.

Em vídeo gravado no sábado, nosso bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, comentou sobre este belíssimo encontro com o Papa. “Pediu-nos que não negociemos o Evangelho”, menciona o bispo relembrando a fala do Santo Padre para que sejamos fiéis ao Evangelho, sem medo de falar a verdade.

“Instou-nos, convidou-nos, incentivou-nos a cuidarmos muitos dos pobres, neste tempo de tanto abandono, neste tempo em que vivemos tempos difíceis em várias partes do mundo.”

Dom Luiz Fernando também falou da acolhida recebida e da unidade que o Santo padre garantiu estar com a Igreja e com todo o povo brasileiro.

“Cada um trouxe os seus abraços, suas orações do seu povo, das suas dioceses, eu também trouxe os nossos. E estou levando da parte do Papa Francisco, não apenas alguns presentes que ele deu, nos também trouxemos alguns presentes a ele, mas levando principalmente a sua fortaleça, a sua segurança, aquele que é o condutor dessa barca de Pedro.”

Esta semana os bispos cumprirão a agenda de encontros e atividades para, em seguida, retornarem ao Brasil.