06.11.2022

110 anos de História

Paróquia Divino Espírito Santo completa 110 anos

Ícone de Muniz Freire, a Paróquia Divino Espírito Santo completou 110 anos no último dia 30 de outubro. Para celebrar, será realizada uma missa festiva, dia 6 de novembro, às 14h, no Parque de Exposições do Município.

A história da paróquia está diretamente ligada ao desenvolvimento da região. Uma curiosidade é que, no passado, não existiam Paróquias, mas sim Freguesias que, somente bem depois, passou a se chamar de Paróquia.

A Paróquia Divino Espírito Santo, quando ainda era denominada de freguesia, surgiu do desmembramento do Freguesia de São Pedro Apóstolo, que pertencia a Cachoeiro do Itapemirim. A medida que Muniz Freire ia crescendo e a cidade ia se reorganizando social e politicamente, a Freguesia do Espírito Santo do Rio Pardo, hoje Paróquia Divino Espírito Santo, foi ganhando identidade e revelando sua importância no cumprimento do IDE de JESUS CRISTO, posto que alcançou espaço importante na evangelização de seus paroquianos.

De 1912, quando passou a registrar batizados, casamentos e óbitos, muitas foram as mudanças e o amadurecimento experimentados. Várias leis e decretos foram dando a forma e os limites que hoje nos permitem identificar a identidade da Paróquia que, atualmente conta com 35 comunidades. Um passado forjado pela fé, um presente focado na missão para um futuro consagrado à evangelização.