Notícias

07.11.2022

Conselho Regional reúne lideranças Católicas do Espírito Santo

Conser: unidade da Igreja capixaba na construção do Reino de Deus

 

Consolidando sua missão em unificar a igreja capixaba, o Regional Leste 3 da CNBB reuniu, entre os dias 04 e 05 de novembro, representantes das quatro Dioceses que compõem a Província Eclesiástica do Estado do Espírito Santo. 

A  Assembleia do Conser (Conselho Regional), aconteceu em Ponta Formosa, Vitória, com a missão de dinamizar e integralizar as igrejas particulares do Espírito Santo, para que os seguimentos evangelizadores e pastorais estejam em comunhão entre elas.

A dinâmica do Conser é de participação intensa, onde (Arc)Bispos; Padres; Vigários Gerais; Coordenadores(as) de Pastorais, Movimentos, Serviços e Organismos; além de Leigos e Leigas se reúnem para aprofundar elementos que destacam as sínteses das Dioceses que compõem o Regional Capixaba. O encontro, é uma oportunidade de fortalecer a estruturação e organização do Regional Leste 3. 

"Estamos em processo sinodal convocado pelo Papa Francisco, sobre o tema: 'Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão'. Nossa comunhão, neste encontro, pode ser sintetizada por uma dinâmica muito rica... uma 'mesa redonda', onde, cada uma das três Dioceses e a Arquidiocese de Vitória, apresentaram os processos de escuta feitos em suas respectivas Dioceses sobre a sinodalidade." Afirmou o Secretário do Regional Leste 3 e Bispo da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa. 

As Dioceses de Cachoeiro de Itapemirim, São Mateus, Colatina e a Arquidiocese de Vitória compõem o Regional Leste 3 da CNBB.

 

 

Mais Notícias