21.11.2022

116 jovens e adultos recebem sacramento do Crisma em Rio Novo do Sul

Jovens e adultos são crismados na Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Rio Novo do Sul

Jovens, se fordes aquilo que deveis ser, pegareis fogo ao mundo inteiro! (João Paulo II).

116 jovens e adultos, que estavam nos primeiros bancos da Paróquia Santo Antônio de Pádua, em Rio Novo do Sul, na santa Missa do último domingo (20), fez exemplo às palavras de São João Paulo II.

Eles receberam o Sacramento da Crisma, ou da Confirmação. Trata-se de um rito em que o ministro impõe as mãos sobre os crismandos, invocando o Espírito Santo, e os unge com óleo.

Saudando a todos, de modo especial aos crismandos, o Vigário Geral da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Pe. Joselito Ramalho Nogueira disse, em sua homilia, que o Espírito Santo é um presente enviado por Deus para o fortalecimento na busca da santidade.

Salientou que só o amor justifica a igreja permanecer reunida depois de mais de dois mil anos, após os Apóstolos terem sido santificados pelo Espírito Santo.

Dirigindo-se aos crismandos, disse que, pela imposição de suas mãos, o Espírito Santo recebido no Batismo seria renovado, confirmando a fé que eles tinham. É o mesmo amor de Deus, mas com um novo significado.

Disse-lhes que eram templos do Espírito Santo. Pediu que consagrassem suas vidas no seguimento de Jesus e na busca da santidade.

Consagrados para a missão haveriam de enxergar os acontecimentos da vida com o olhar de Deus. Até mesmo na doença, haveriam de compreender a profundidade da vida. Lembrou as palavras de Jesus: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14,6).

Recomendou a cada um que vivessem o amor em plenitude como Jesus viveu. Jesus foi capaz de doar sua própria vida em benefício de todos. Viver o amor em plenitude é traduzi-lo em gestos e atitudes. “Sigam a Jesus e amem as pessoas. Elas estão sedentas de amor”, suplicou.

O Sacramento da Crisma, para os Católicos, é a adesão consciente da pessoa a Jesus Cristo. É a confirmação do compromisso assumido pelos pais no Batismo.