30.11.2022

Diocese de Cachoeiro realiza repasse da Campanha da Fraternidade 2023

Diocese de Cachoeiro promove estudo sobre CF 2023

Há poucas semanas do Ano Novo, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim se prepara para vivenciar a Campanha da Fraternidade (CF) 2023.

Cerca de 100 pessoas das 43 paróquias dos oito regionais que compõem a Diocese estarão presentes, neste sábado (03), no Centro Pastoral da Paróquia Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), em Cachoeiro de Itapemirim para o estudo e aprofundamento do tema da CF 2023. O evento contará com a participação do Bispo Diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa.

A apresentação do tema, lema e os objetivos da campanha serão  repassados pelo Coordenador da Comissão da Dignidade Humana da Arquidiocese de Vitória e Mestre em Educação pela UFES, João José Barbosa Sana e também pelo Professor de Filosofia e Coordenador da Pastoral de Rua da Arquidiocese de Vitória, Júlio César Pagotto.

Ainda pela manhã, será  trabalhada a metodologia da CF começando pelos tópicos “Aspectos Gerais” e “Objetivos” da Campanha”. Os itens serão apresentados e posteriormente debatido em grupo pelos participantes.

O estudo da CF 2023 será concluído com plenária do trabalho de grupo. O facilitador será o Professor Júlio César. As propostas apresentadas nas discussões serão reunidas em uma síntese que deverão ajudar a nortear as ações da CF na Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

“Essa é mais uma demonstração da nossa Igreja, em afirmar seu compromisso na qualidade de vida de todos… não podemos tolerar a fome! A Campanha da Fraternidade do próximo ano, cumpre o mandamento do próprio Cristo: ‘Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância’ (Jó 10,10)’ Nada de fome!”  Afirmou João Sana.

🔹 Campanha da Fraternidade 2023

Pela terceira vez a fome é tratada pela Igreja no Brasil, na Campanha da Fraternidade. A primeira foi em 1975, com o tema ‘Fraternidade é repartir’ e o lema Repartir o pão’, no clima do Ano Eucarístico que precedeu o Congresso Eucarístico Nacional de Manaus, que trazia o mesmo tema e lema e desejava intensificar a vivência da Eucaristia em nosso povo. A segunda foi em 1985, outro Ano Eucarístico, desta vez em preparação para o Congresso Eucarístico de Aparecida, com o lema ‘Pão para quem tem fome’.

Agora, em 2023, logo depois do 18º Congresso Eucarístico Nacional, que se realizará em Recife, de 11 a 15 de novembro de 2022, sob o tema ‘Pão em todas as mesas’, a Igreja no Brasil enfrenta pela terceira vez o flagelo da fome. Com o lema que é uma ordem de Jesus aos seus discípulos: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).