04.12.2022

Diocese de Cachoeiro avança no processo de implementação da Pastoral da Educação

De acordo com o Documento 47 da CNBB “Educação, Igreja e Sociedade”, a educação é condição básica para o desenvolvimento pessoal e o exercício da cidadania, tornando-se, assim, urgência nacional.

A Igreja, que recebeu de Jesus Cristo, Mestre do Amor e da Verdade, a missão de educar, sente o dever de contribuir para a superação dos desafios e a melhoria do sistema educativo de nosso país.

Nesse contexto, a Diocese de Cachoeiro iniciou o processo de implementação da Pastoral da Educação.

“Estamos estruturando a Pastoral da Educação na Diocese... essa iniciativa começou neste ano com a Campanha da Fraternidade que, em 2022, fala sobre educação”, explicou o Assessor Diocesano da Pastoral da Educação, Padre. Tiago Malanquini.

Criada em março (2022), durante o Tempo Litúrgico da Quaresma, inicialmente através de duas lives com as presenças do Bispo Diocesano de Cachoeiro, Dom Luiz Fernando Lisboa e Padre Tiago Malanquini, a Pastoral da Educação, promove encontros de formação para os professores, pedagogos e agentes de pastoral nos oito Regionais que compõem a Diocese de Cachoeiro. Neste sábado, o encontro aconteceu no Regional I, reunindo representantes das paróquias de Iconha, Itapemirim, Rio Novo do Sul, Atílio Vivacqua Marataízes e Piúma.

“Nesses encontros,  priorizamos ouvir os profissionais da área, e apresentamos as propostas da Pastoral, afinal, com essas pessoas, a Pastoral da Educação deve manter um diálogo constante.”

O Regional I foi o último a receber as visitas formativas. Encerrando assim, a primeira etapa de instalação pastoral.

“No próximo ano, nossa intenção é realizar formações para que os futuros agentes da Pastoral da Educação saibam como trabalhar. Essas visitas nos regionais, seviram para isso: apresentar nossa proposta pastoral à todos interessados em abraçar nossa missão”. Finalizou.