Notícias

17.12.2022

Qual o significado da Coroa do Advento?

Entenda o significado e simbolismo da Coroa do Advento.


A coroa do Advento é um círculo feito de ramos verdes com uma fita vermelha que mantém os ramos presos na haste circular. Quatro velas são colocadas na coroa; uma verde (simboliza esperança do nascimento de Cristo), vermelha (fé em Cristo), roxa claro (alegria da chegada do Natal), branca ou dourada (paz que Jesus trouxe). A forma circular da Coroa significa o amor de Deus que é eterno: sem princípio e sem fim, além do amor do homem a Deus e ao próximo que nunca deve acabar. Os ramos verdes representam a esperança e a vida, é a cor mais presente na natureza. 

Em cada um dos quatro domingos do Advento se acende uma das velas podendo se fazer uma oração que signifique o seu sentido. O acender das velas pode ser acompanhado com um canto, e é possível ler uma passagem das Sagradas Escrituras que seja própria para o tempo do Advento e é feita uma pequena meditação.

Acender uma vela de cada vez significa que estamos nos aproximando da chegada de Jesus, e que, portanto, devemos nos preparar para ela. É Cristo quem ilumina a nossa vida e nos tira da escuridão do pecado. Ele é o Príncipe da Paz que traz a paz aos homens de boa vontade.

 

🔹Advento 

A palavra Advento quer dizer o que está para vir. O tempo do Advento é para toda a Igreja a vivência do mistério de espera e preparação da vinda de Cristo. Neste tempo celebramos nas primeiras semanas a espiritualidade de espera da segunda vinda. Nas semanas mais próximas a seu fim a preparação para as solenidades de sua primeira vinda, seu nascimento.

É Momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de estarmos atentos e vigilantes. Precisamos nos preparar alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita, se prepara para a chegada de seu noivo, seu amado.

O Advento começa no primeiro domingo de Dezembro e vai até as primeiras vésperas do Natal de Jesus contando quatro domingos.

 

 

Mais Notícias