06.01.2023

Folia de Reis: Uma demonstração da religiosidade popular

Igreja celebra hoje Dia dos Santos Reis

Foto: Alessandro Araujo de Paula.

O “Dia de Reis”, ou “Dia dos Santos Reis”, comemorado hoje, 6 de janeiro, tem origem na tradição católica que lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos (Belchior, Gaspar e Baltazar), que vieram do oriente, guiados por uma estrela. O evangelista Mateus narrou o acontecimento: Entrando na casa, viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra. (Mt, 2,11). Trata-se de uma tradição que, mais do que apenas parte do folclore nacional, é uma grande demonstração da religiosidade popular.

"Já presenciei muitas apresentações de 'Folia de Reis'. É um manifestação que trata o nascimento de cristo com  muita beleza, com músicas, cantos, orações, recitação dos Evangelhos, especialmente das passagens que relatam o nascimento de Jesus", explicou o Monsenhor Dalton Menezes Penedo.

A "Folia de Reis" costuma ter início logo após a celebração do nascimento de Jesus e segue até o dia 6 de janeiro, quando a Igreja celebra a Solenidade da Epifania (manifestação) do Senhor. Nas localidades que ainda preservam a tradição, os grupo percorrem a cidade entoando versos alusivos à visita dos Reis, passando de porta em porta em busca de oferendas, que podem variar de um prato de comida a uma simples xícara de café. Em cada casa que é acolhida, a Folia apresenta-se cantando e tocando músicas de louvor a Jesus e aos Santos Reis, em volta do presépio, com muita alegria.

"O grupo é liderado pelo Capitão que carrega a Bandeira com o símbolo da Folia. Geralmente essa bandeira, é feita com tecido e decorada com figuras que representam o menino Jesus, sempre costuradas ou presas com alfinetes, nunca amarradas com 'nós cegos'. Segundo a crença, é para não 'amarrar' os foliões ou atrapalhar a caminhada", explicou.

Outra figura muito representativa é o palhaço, que usa roupas coloridas, máscara e carrega uma espada ou varinha de madeira: "É ele o responsável por abrir passagem para a Folia. Os demais participantes tocam os instrumentos e fazem parte do coro".

"A tradição originada na religiosidade popular, traço marcante de todo continente latino-americano, nos ensina que em 6 de janeiro termina para os católicos os festejos natalinos e, nesse, dia devemos desmontar os presépios e as árvores de Natal." Completou.

🔹Catedral recebe "Folia de Reis"

Neste sábado, 7 de janeiro, a Catedral de São Pedro recebe, sete grupos participantes do IV Encontro Regional de Folia de Reis, realizado pela Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim.

Os  grupos se encontrarão no pátio da Catedral, às 16h, para benção das bandeiras. Logo após, o cortejo seguirá para a Praça de Fátima onde acontecerá as apresentações.

Neste ano, os grupos: Charola de São Sebastião (mestre Izaías da Silva), Três Reis Magos de Caeté (mestre Adilson Leite), São Sebastião de Gromogol Jesus, José e Maria (mestre Maria Silva), Três Reis do Oriente (mestre Sebastião Vitorino), Estrela do Mar (mestre Rogério Machado), Missão Divina (mestre Wilson Ceccon) e Estrela Pôr do Sol (mestre Elias Santos) estarão no Encontro regional.