17.01.2023

I Experiência Vocacional e Missionária termina no Amazonas: representantes da Diocese de Cachoeiro falam sobre encontro

280 missionários e missionárias de 94 dioceses e várias congregações religiosas, estiveram presentes em diversas comunidades católicas de Manaus - Amazonas, durante a I Experiência Vocacional e Missionária Nacional, ocorrida entre os dias 5 a 16 de janeiro, tendo seu encerramento nesta segunda-feira, 16 de janeiro, no Centro de Treinamento Maromba em Manaus. O encerramento contou com uma missa de envio presidida pelo Cardeal da Amazônia, Leonardo Steiner, e noite cultural.

Depois de nove dias, os missionários com diferentes expectativas culturais e sociais, experimentaram os desafios de levar a Palavra de Deus, de ser uma presença da Igreja em centenas de comunidades da Arquidiocese de Manaus, e também da Prelazia de Itacoatiara e da Diocese de Coari. Muitos pela primeira vez andaram de barco, caminharam sob palafitas e barrancos, conheceram pessoas simples e acolhedoras, além da beleza da fé e do cultivo da vivência familiar, como conta o seminarista Taylor Ferrari, da diocese de Cachoeiro do Itapemirim

“Fui designado para Prelazia de Itacoatiara, onde pude conhecer um pouco dessa bonita, porém, desafiadora realidade. Foi um fortalecimento da vocação, a partir, deste contato com o povo amazonense e levo com muita gratidão à Diocese de Cachoeiro, toda bagagem que pude conhecer, amadurecer e adquirir para bem-servir nossa diocese.” Contou.

Seminarista Taylor Ferrari em missão na Prelazia de Itacoatiara

Também representando a Diocese de Cachoeiro, o seminarista João Vitor Preato contou que foi uma experiência de encontro, de escuta, de aprendizado e de superação de desafios, que provocou em muitos a admiração, o encantamento e a gratidão.

“Durante toda a semana passada, estive na ‘Área Missionária São José do Rio Negro’ foi um tempo de vivencia, do que nos pede, o documento de Aparecida: Que sejamos uma igreja decididamente missionária, discípulos e discípulas missionários de Nosso Senhor Jesus Cristo. O vivenciamos certamente ajudará muitos dos jovens que estão na preparação para se tornarem padres a avançarem para experiências novas, sem temerem as adversidades que podem surgir na caminhada, além de alertar para olhar por aqueles que mais precisam de cuidado”.

Seminarista João Vitor Preato em missão na ‘Área Missionária São José do Rio Negro’

Nesta segunda (16), todos voltaram a se reunir no auditório do Centro de Treinamento Maromba para realizarem o momento de avaliação e partilha de suas experiências, seguindo uma programação que começou com o café da manhã e acolhida logo no início da manhã e finalizou com a celebração eucarística presidida pelo Cardeal Leonardo Steiner, Arcebispo Metropolitano de Manaus. Para Dom Luiz Fernando Lisboa, foi um momento de receber e de agradecer e afirmou que:

“Toda vocação é serviço na missão. Todos, pelo nosso batismo, somos missionários e missionárias. A Igreja é continuadora da missão de Jesus, e nós somos a igreja. Portanto, que assumamos a missão para que nossa igreja seja, cada vez mais, cristo na vida do outro”.

Registros: