10.01.2023

Experiência Missionária: Seminaristas visitam áreas ribeirinhas de Manaus

Os missionários visitam comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas

Entre os dias 5 e 17 de janeiro o Bispo Diocesano de Cachoeiro de Itapemirim, Dom Luiz Fernando Lisboa, e os seminaristas Taylor Ferrari e João Vitor Preato estão em missão na Arquidiocese de Manaus, Amazonas, que acolhe 280 jovens participantes da experiência vocacional “Pés a Caminho”. Os missionários visitam comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas. Estes estão imersos nos locais de missão, como é o caso do seminarista Taylor, acolhido na Prelazia de Itacoatiara, na Paróquia Nossa Senhora Do Rosário:

“A gente está com o coração muito alegre por saber que a igreja vive momento. É algo que o Papa Francisco sempre nos orienta ‘ser uma igreja em saída’ Nesta terça-feira (09/01), ás visitas missionárias foram muito especiais. Obtivemos a oportunidade de conhecer essa zona de periferia numa região ribeirinha que, em épocas de cheias do rio Amazonas, as casas ficam com água coberta pela metade”, afirmou o seminarista, que completou:  “As pessoas ficam assim por meses. Fazem uma proteção de madeira dentro das casas chamada ‘marombas’ e a prefeitura faz pontes nas ruas para ter acesso a área externa.”

Taylor, participa da destinação missionária “Prelazia de Itacoatiara” com mais cinco seminaristas dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e Amazonas. Já o seminarista João Vitor Preato cruzou o Rio Negro e está em missão na “Área Missionária São José Do Rio Negro”.

No dia 6, como uma atividade antes da experiência em si, os participantes estiveram reunidos no Centro de Formação Maromba, em Manaus, para um primeiro momento, de formação e orientações metodológicas, finalizando com a celebração de envio realizada pelo Bispo Diocesano Dom Luiz Fernando Lisboa. No dia 7 aconteceu o deslocamento para as paróquias e comunidades, acolhida onde ficarão alojados e a celebração com o povo. A experiência missionária segue até o próximo dia 17 de janeiro.

🔹Registros:

Seminarista Taylor Ferrari