24.01.2023

Marataízes comemora 134 anos de Festa dos Navegantes, com tradicional procissão fluvial

Fevereiro é marcado pela tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, que neste ano celebra seus 134 anos de história e devoção em Marataízes, no litoral sul. A Paróquia Santíssima Trindade organiza dez dias de muita festa, que começa nesta terça-feira, 24 de janeiro, e segue até quinta-feira (02), com a tradicional procissão fluvial pela foz do Rio Itapemirim.

Com uma vasta programação religiosa, as homenagens começam nesta nesta terça-feira (24), com novena às 19 horas, seguida da Santa Missa às 19h30. Na programação, missas todos os dias, louvores, procissão terrestre e fluvial.

“É um momento muito importante para a fé cristã, mas também interessante para a nossa cultura. São 134 anos de celebração. Há poucas igrejas com tanta história”, ressaltou o pároco Josimar Pirovani, da Paróquia Santíssima Trindade.

A igreja Nossa Senhora dos Navegantes está situada na Barra de Itapemirim e é um dos cartões postais do município de Marataízes. No domingo, dia 29, haverá a tradicional missa dos pescadores as 5 horas.

◾️Programação (fevereiro):

Na quarta-feira, 1 de fevereiro, após a novena e missa haverá procissão pelas ruas da Barra de Itapemirim, com os fiéis transportando a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes e o acompanhamento de banda fanfarra.

Na quinta-feira, 2 de fevereiro, data em que é comemorada o Dia da Festa, haverá alvorada às 5 horas, com ato de consagração pelos 134 anos da festa e missa às 9 horas próximo ao porto da Barra.

Por volta de 10h30, logo após a missa, os fiéis seguirão a pé com a imagem e o andor, no formato de um barco, até o porto, nas proximidades do Trapiche.

De lá, os fiéis seguem em seus barcos acompanhando a imagem de Nossa Senhora subindo pelo Rio Itapemirim e depois dando uma volta pela praia até retornar ao porto.

◾️História:

Nossa Senhora dos Navegantes é um dos títulos dado a Mãe de Jesus, Maria.

A fé e a designação em Nossa Senhora dos Navegantes tem início no século XV, com a navegação dos europeus. Segundo a crença as pessoas que viajavam pelo mar pediam proteção à Nossa Senhora para retornarem em segurança aos seus lares.

Em Marataízes, localizada na Barra de Itapemirim, a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes é um dos patrimônios históricos que ajuda a contar a história município.

Além das imagens sacras, uma das peculiaridades do imóvel, construído no século XIX, é a pintura de Nossa Senhora dos Navegantes no teto da igreja. Nela o artista descreve a importância da padroeira na vida dos pescadores, através de dois homens num barco em mar agitado, sendo um branco remando e um negro orando para Nossa Senhora dos Navegantes, que os protege da tempestade.

◾️Cartaz: