14.02.2023

Comissão de Arte Sacra e Bens Culturais da Diocese de Cachoeiro ministra encontro da zeladoria na Arquidiocese de Vitória

O encontro teve por objetivo a capacitação para a zeladoria e preservação dos bens culturais da Igreja

Foto: Arquidiocese de Vitória

A Comissão de Arte Sacra e Bens Culturais da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim ministrou no último sábado, 11 de fevereiro, o encontro de Zeladoria, promovido pela Comissão de Arte Sacra e Bens Culturais da Arquidiocese Vitória, na Capital do Estado.

O encontro aconteceu no Centro de Treinamento Dom João Batista, em Ponta Formosa e, teve por objetivo, a capacitação para a zeladoria de bens culturais sacros móveis e integrados e a identificação e cuidados com conhecimentos específicos na preservação dos bens culturais da Igreja, considerando suas relevâncias artísticas, históricas e de uso nos cultos litúrgicos e devocionários.

Na página na internet a Arquidiocese de Vitória informou que a iniciativa foi do Arcebispo Metropolitano, Dom Dario Campos. A nota revela ainda que “entre os objetivos da mobilização estão: partilhar conhecimentos e capacitar os agentes e zeladores das comunidades, à luz das normativas e orientações do Concílio Vaticano II, sobre os espaços e alfaias. O cuidado com tudo aquilo que, dentro da Igreja deve ser conservado: altares, retábulos, sedias, bancos, vasos sagrados, imagens, quadros, vitrais, buscando a sua conservação e corrigindo os fatores que causam a deterioração dos materiais. Conhecer as condições ambientais de armazenagem e exposição, tipos de materiais e procedimentos de conservação para as diversas peças”.

A Comissão de Arte Sacra da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim tem a missão analisar, apresentar sugestões e corrigir projetos para construção e reforma de igrejas, capelas, centros pastorais, casas e salões paroquiais; também apreciar iniciativas de projetos iconográficos, decoração e mobília do espaço litúrgico. Tudo buscando a harmonia arquitetônica, a beleza do espaço celebrativo e a sua conformação às normas litúrgicas.

Outras tarefas são: realizar o inventário diocesano de obras antigas e de valor histórico-artístico conservadas nas igrejas paroquiais e oratórios e cuidar de sua restauração e conservação; viabilizar a criação de um museu diocesano para os objetos sagrados não mais utilizados no culto divino.

🔹Registros:

Fotos: Arquidiocese de Vitória