08.03.2023

Dia Internacional das Mulheres: conheça figuras importantes na história da Diocese de Cachoeiro

Há quem diga que a mulher não tem papéis importantes na Igreja. Entretanto, desde o início do cristianismo até a atualidade, Deus suscitou mulheres que orientaram o Povo de Deus, influenciando também no curso da Igreja. Conheça 4 mulheres que foram exemplares para a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim.

Irmã Cleusa Carolina

Uma mulher de fé, corajosa e dedicada ao ser humano. Conviveu com o mínimo, falou várias línguas e soube conviver com o diferente. Essas são algumas das características de Cleusa Carolina Rody Coelho, a irmã natural de Cachoeiro de Itapemirim pode se tornar a primeira santa capixaba. Em defesa dos povos indígenas, foi assassinada em 28 de abril de 1985, às margens do Rio Paciá, na Prelazia de Lábrea, no Amazonas. No dia 25 de 2019 Irmã Cleusa foi homenageada pelo Papa Francisco, em Roma, no Sínodo da Amazônia.

Madre Gertrudes

Fundadora do Instituto Religioso das Irmãs de Jesus na Eucaristia, há 95 anos, na cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Ela nasceu no dia 7 de agosto de 1876, em Chiuro - Itália e faleceu no dia 7 de agosto de 1962 em Cachoeiro de Itapemirim. Madre Gertrudes de São José fundou também o Colégio Jesus Cristo Rei. ela é considerada um exemplo de mulher confiante na Providencia Divina, de coragem, entusiasmo e ardor missionário.

Irmã Otília

Conhecida e querida por todos, Irmã Otília, de 87 anos, não mede esforços para levar o bem para os pacientes internados na Santa Casa de Cachoeiro. Apesar da idade, não lhe falta disposição para percorrer todas as enfermarias do hospital.

Por onde passa, a religiosa é recebida com carinho, tanto pelos funcionários, quanto pelos doentes. E assim como acontece todos os dias, irmã Otília segue mantendo suas orações pela recuperação daqueles que estão internados.

Irmã Rita

Há 25 anos, um grupo de irmãs da Inspetoria Nossa Senhora da Penha, resolveram subir um dos bairros mais populosos da periferia de Cachoeiro, o Village da Luz. A intenção era chegar mais perto de crianças e adolescentes em vulnerabilidade social e criar um vínculo que poderia trazer nova perspectiva de vida a eles. Hoje, estruturado, o projeto “Villagindo para ser feliz" é marco da mudança social no bairro.

Maria Rita Zampirolli, conhecida por irmã Rita, foi uma das compositoras do projeto. Homenageadas em 2020 com o título de "Guardiã da Bondade", por muitos anos esteve à frente do projeto.