Notícias

09.03.2023

Padre Sebastião Lopes toma posse como Reitor do Seminário Bom Pastor

A missa para dar posse aos novos reitor e vice foi celebrada por Dom Luiz Fernando Lisboa

Tomou posse como reitor do Seminário propedêutico Bom Pastor, em Cachoeiro de Itapemirim, o Padre Sebastião Lopes da Silva. Pe. Marco Antônio Schwan também foi empossado como Vice-Reitor. A missa para dar posse aos novos reitor e vice foi celebrada na manhã desta quinta-feira, 09 de março, na capela do próprio seminário. Quem presidiu a Santa Eucaristia foi o Bispo Diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa. Os padres Enildo Genésio de Souza, José Carlos Ferreira da Silva, Robson Corrêa e Antônio da Luz Miranda estiveram presentes concelebrando.

O rito de posse ocorreu após a Liturgia da Palavra e a homilia do Bispo, com a leitura da Profissão de Fé e do Juramento de Fidelidade. Durante a celebração, Dom Luiz agradeceu o trabalho do antigo reitor e acolheu o novo. “Padre Alci foi um ótimo reitor. Eu quero agradecer pelo trabalho que ele fez, muito bem recebido pelos alunos, professores e todos os funcionários, e pedir a Nosso Senhor que abençoe muito os Padres Sebastião e Marco. É um padre muito dedicado, alegre, feliz, e isso é muito importante para conduzir um seminário de formação de futuros padres.”

Em entrevista, Padre Sebastião falou da responsabilidade de assumir o cargo de reitor. “Formar é uma missão com as mesmas reponsabilidades das demais abraçadas pelos ministros ordenados da igreja. Mas há um desafio maior nos tempos atuais: acolhemos jovens que vem de realidades diferentes de 30 anos atrás, com o advento do mundo digital (...) Minha expectativa é de tranquilidade, tendo Pe. Marco Schwan para me ajudar, bem como os colaboradores que trabalharão comigo na formação.” O sacerdote disse entender a formação como “um lugar de serviço como qualquer outro”, em que padres, funcionários, seminaristas e comunidade católica se ajudam mutuamente. Por fim, apontou que o seminário é um lugar onde todos sacerdotes precisam se sentir bem em retornar. “Eu vejo o seminário como um legar onde todos os sacerdotes precisam se sentirem bem para retornarem quando julgarem necessário. Não podemos perder de vista esse ponto de partida”, completou.

Padre Marco Schuwan, por sua vez, levantou uma expectativa dos próximos anos. “A expectativas são as melhores. Essa é uma missão em que convivemos, ensinamos e aprendemos com a primeira etapa do sacerdócio (...)  É um vivência fraterna com jovens que carregam intenções muito especiais e, que vão mergulhando neste chamado. Estamos aqui para isso: Fazer o bem e servir a igreja”.

 

🔹Registros: 

 

 

 

Mais Notícias