14.03.2023

Diocese de Cachoeiro promove formação online para o Circulo Bíblico

Cerca de sessenta pessoas das paróquias e comunidades da diocese participaram do evento.

A Diocese de Cachoeiro promoveu neste sábado, 11 de março, o 1° Encontro Diocesano de Círculo Bíblico de 2023. Cerca de sessenta pessoas das paróquias e comunidades da diocese participaram do evento que aconteceu na modalidade digital e, teve por objetivo refletir a Campanha da Fraternidade (CF 2023) e instigar o estudo da Bíblia Sagrada nos pequenos grupos e nas famílias.

Os trabalhos foram assessorados pelo padre Wosley Pansini, assessor diocesano do Círculo Bíblico. Divididos em salas individuais ou conjuntas, os participantes tiveram momentos de estudos, partilha de experiências e debates com base nos livros bíblicos e diretrizes da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil para a CF 2023.

“Esse encontro foi bem acolhido por nossos membros (...) esse tema (Fraternidade e Fome) é muito sensível, por isso, o trouxemos para nossa realidade, para que estivesse acessível a nossa compreensão. Isso é importante porque, nossas cartilhas têm trabalhado a reflexão da CF 2023, e agora, nossos coordenadores e animadores puderam ter uma formação para melhorar, ainda mais, a aplicação da Campanha na reflexão bíblica e pastoral” explicou o padre Wosley.

Além de tornar os subsídios da Campanha da Fraternidade mais conhecidos, padre Wosley explicou que a live teve por objetivo, oferecer dicas às comunidades de como utilizá-los.

“O texto-base é o principal subsídio da CF, mas a partir dele esses outros subsídios são produzidos de acordo com diversas realidades para facilitar a aplicação e a reflexão da CF; por isso, nós esperamos que eles sejam o mais parecidos e mais utilizados nas diversas realidades das nossas comunidades”, salientou.

O Círculo Bíblico é uma prática presente em muitas paróquias da região. Um exemplo disso são os paroquianos da paróquia Sagrados Corações de Jesus e Maria em Cachoeiro de Itapemirim que reúnem semanalmente nos bairros para fazerem os estudos e partilhas.

“Nos reunimos todas as quintas-feiras. Essa formação online era necessária. Nossa diocese é muito grande e precisamos estar se aprofundando e buscando, cada vez mais, conhecimento junto aos irmãos de outras paróquias e cidades.” Contou a ciclista Ana Lúcia Oliveira.