17.03.2023

Padre da Diocese de Cachoeiro representa o Espírito Santo em encontro nacional da CNBB

Padre Josimar Azevedo Pirovani representa o Regional Leste 3

Os bispos e padres referenciais da juventude nos regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão reunidos em São Paulo, nesta semana. No encontro, são discutidos os encaminhamentos das ações pastorais em curso no âmbito da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB.

Esta é a 22ª reunião da Comissão e tem como objetivo partilhar a caminhada de cada regional no acompanhamento pastoral dos jovens a partir das linhas missão; capacitação; estruturas de acompanhamento; ecologia e políticas públicas.

Coordenador Pastoral do Setor Juventude da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, Padre Josimar Azevedo Pirovani representa, no encontro, o Regional Leste 3 da CNBB, que compreende as dioceses de Cachoeiro, Colatina, São Mateus e Arquidiocese de Vitória no Espírito Santo.

“Represento aqui (CNBB), todos os seguimentos pastorais ligados a juventude nas quatro dioceses do nosso Estado (...) É um momento de ouvir, aprender e partilhar os caminhos que trilhamos, junto a juventude. Em um trabalho pastoral de conjunto, queremos ajudar a traçar linhas para evangelização dos jovens”, explicou.

Entre os temas abordados está a ampliação da compreensão dos cursos de formação de lideranças, assessores e acompanhantes de jovens da CNBB. Os bispos e padres presentes na reunião também discutem sobre os encaminhamentos de preparação para a Jornada Mundial da Juventude 2023 que, neste ano, acontecerá em Lisboa, Portugal.

“Tem sido dias produtivos, provocadores e iluminados. Estamos rezando e olhando para a juventude com lucidez e esperança, sempre pautados pelos ensinamentos do magistério... Todas as diretrizes que o Santo Padre (Papa Francisco) nos provoca por suas exortações e ensinamentos são considerados, sempre, fundamentados na primeira fonte: a Palavra de Deus.” Completou.

O grupo também tratou do calendário nacional de atividades e partilharam a preparação da Assembleia da Juventude do Regional Leste 3 que acontecerá em maio deste ano, em Vitória.

🔹 Registros: