01.05.2023

Com celebração do Crisma, bispo de Cachoeiro inicia Visita Pastoral à Nossa Senhora da Consolação

Foto: André Fachetti

O bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, presidiu a Eucaristia, na qual jovens e adultos receberam o sacramento do Crisma. A celebração aconteceu na manhã deste domingo, 30 de abril, e marca o início da visita pastoral à Paróquia Nossa Senhora da Consolação, em Cachoeiro de Itapemirim.

A Santa Missa foi concelebrada pelo pároco Frei Silvestre Brunoro, O.A.R. e auxiliados pelo diácono permanente José Augusto Louzada Dutra.

Durante a celebração, o bispo salientou a importância do sacramento do crisma e a missão que os crismandos devem assumir. Também agradeceu aos pais e padrinhos por guiar os filhos e afilhados na caminhada da fé até aqui.

Durante seis dias de Visita Pastoral, Dom Luiz percorrerá as capelas, conhecerá famílias, escolas, creches, participará de encontros com representantes pastorais e, dentre outras atividades, presidirá celebrações eucarísticas.

“A Visita Pastoral tem por objetivo: conhecer melhor, acompanhar, orientar e incentivar cada comunidade paroquial e os trabalhos ali realizados para que estejam em estreita sintonia com as diretrizes estabelecidas pelo nosso Vicariato Diocesano de Pastoral,” detalhou o bispo diocesano ao programa ‘A Voz do Pastor’.

A Visita Pastoral é um exercício da função episcopal prevista no Código de Direito Canônico. Esse é um costume na Igreja desde os tempos apostólicos quando os Apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas confirmando os irmãos na fé.

🔹 Visita Pastoral:

01º/05 (segunda feira):
- Tarde: Visita Pastoral do Bispo Diocesano ao Setor I
- 17h: Missa com Dom Luiz no Setor I

02/05 (terça feira):
- Tarde: Visita Pastoral do Bispo Diocesano ao Setor IV – Visita as igrejas
- 19h30min: Missa do Bispo Diocesano com o Setor IV (na Com. Sdo. Cor. Jesus)

03/05 (quarta feira):
- Tarde: Visita Pastoral do Bispo Diocesano ao Setor II – visita às igrejas
- 19h30min: Missa do Bispo Diocesano com o Setor II (na Com. Sto. Agostinho)

04/05 (quinta feira):
- Tarde: Visita Pastoral do Bispo Diocesano ao Setor III – Visita às igrejas