06.05.2023

IVC promove primeiro encontro 100% multimídia na Diocese de Cachoeiro

A Pastoral Catequese de Iniciação à Vida Cristã (IVC) realizou neste sábado, dia 06, a primeira reunião 100% digital na diocese de Cachoeiro de Itapemirim. O encontro de inauguração da sala digital reuniu 38 paróquias e foi assessorado pelo Pe. Rogério Guimarães de Almeida.

A sala digital foi estruturada para proporcionar um espaço adequado aos participantes de todo o sul do estado e conta, ainda, com equipamentos de transmissão on-line para que até 500 salas acompanhem os encontros simultaneamente em suas paróquias e comunidades. Um dos destaques da novo ambiente é a possibilidade de acomodar, nos espaços multimídias, centenas de pessoas em apenas uma sala, ampliando assim, a performance pastoral diocesana.

Na prática, o espaço multimídia é caracterizado pela união de elementos online e offline e por proporcionar um aumento nas possibilidades de estímulos para os participantes, seja com formação, repasses pastorais, fóruns, entre outros. Além disso, as vantagens da abordagem envolvem a união entre a Pastoral da Comunicação (Pascom), e os demais setores diocesanos.

Durante a reunião, foram refletidos temas sobre as implicações pastorais da Iniciação à Vida Cristã; o papel da catequese a serviço da IVC, além de abordar temas importantes para se compreender o “Querigma e Anúncio” De acordo com o assessor da IVC, padre Rogério Guimarães, “a proposta foi motivar todos para que possam assumir sempre mais o projeto da Iniciação à Vida Cristã em suas comunidades.”.

🔹 O que é querigma?

A palavra “querigma” tem sua raiz relacionada com os arautos reais – os “quérix” –, homens que percorriam os reinos proclamando as notícias relacionadas com a vida palaciana.

Na tradição cristã, a palavra querigma se tornou sinônimo do primeiro anúncio das verdades da fé. Os discípulos, após a morte de Jesus, saíram pelas cidades e povoados anunciando o querigma do Reino de Deus, que, nas Escrituras, é assim resumido:

“Jesus de Nazaré foi morto, ressuscitado e exaltado à direita de Deus Pai”.

🔹 Registros:

Comunidade Sagrada Família (Itaipava)
Paróquia dos Sagrados Corações de Jesus e Maria (Cachoeiro de Itapemirim)
Paróquia Santo Antônio de Pádua (Rio Novo do Sul)
Paróquia Nossa Senhora do Rosário (Ibatiba)
Paróquia Nossa Senhora de Lourdes (Celina)
Paróquia São Paulo Apóstolo (Pequiá)
Paróquia São José (São Calçado)