09.05.2023

Último adeus ao Padre natural de Iúna emociona fiéis e clero diocesano em Minas Gerais

O sacerdote, que tinha 79 anos, faleceu no Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira, onde estava hospitalizado

Em clima de despedida, o clero da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano (MG), juntamente com fiéis diocesanos, se despediram do Padre José Cláudio Dias nesta terça-feira, 09 de maio, após a notícia do falecimento do padre anunciada pela Diocese nesta segunda-feira (08). O corpo do sacerdote foi velado na Igreja São José, no Bairro Bela Vista, em Itabira. Nesta manhã, foi celebrada a última missa exequial na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, em Santa Maria de Itabira (MG), e o sepultamento aconteceu no cemitério municipal.

Natural de Iúna, no Caparaó capixaba, o sacerdote, que tinha 79 anos, faleceu no Hospital Nossa Senhora das Dores, em Itabira (MG), onde estava hospitalizado. O Bispo diocesano de Cachoeiro, Dom Luiz Fernando Lisboa C.P, divulgou uma nota de pesar (confira abaixo).

Filho de Sebastião José Dias e Sebastiana de Oliveira Dias, Pe. José Cláudio Dias nasceu no dia 04 de abril de 1944. Os primeiros estudos foram realizados em Iúna, o secundário e o universitário foram em São João Del Rei (MG). Cursou Filosofia na Escola de Filosofia da Província Franciscana, em São João Del Rei e a Teologia na Escola Teológica da Congregação Beneditina Brasileira, no estado do Rio de Janeiro. Depois graduou-se em Letras na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro. Fez vários cursos de extensão universitária e estudou Direito Canônico na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC.

Padre José Cláudio recebeu os primeiros ministérios no dia 07 de fevereiro de 1975, na capela particular da residência episcopal. Foi ordenado diácono no dia 13 de fevereiro de 1975 e sacerdote no dia 19 de abril do mesmo ano. Ambas as ordenações aconteceram no município de Santa Maria de Itabira-MG.