12.05.2023

Paróquia de Castelo Inaugura Capela em honra a São Tarcísio

A Paróquia de Nossa Senhora da Penha, em Castelo, inaugurou no último domingo, 07 de maio, uma nova Capela sob a invocação de São Tarcísio.

A Comunidade São Tarcísio nasceu no ano de 1998 através de um grupo de pessoas que todas as quintas-feiras reuniam-se para a oração do Santo Terço nas famílias. Com o passar do tempo, mais pessoas aderiram ao movimento e foi fundado o “Grupo Refletindo” para levar a Palavra de Deus e a evangelização aos moradores. Despertou-se no coração dos pioneiros o desejo de celebrar a Santa Missa no bairro, ainda em expansão. A princípio, não foi possível, porém, não desanimaram. Começou, então, a procura por um espaço adequado para a Celebração. Inicialmente, uma sala na antiga ACRIC foi cedida pela Prefeitura Municipal e o Pároco naquele momento, Frei Egisto Cansian, começou a celebrar uma vez ao mês. São Tarcísio foi o Padroeiro escolhido para reger a nascente comunidade e no dia 19 de setembro de 2004 foi celebrada a primeira Missa. Após um período, a sala onde aconteciam as reuniões e celebrações na ACRIC teve de ser devolvida. Então, o terraço da residência do senhor Ademar Martins foi o local preparado para acolher os fieis e nos últimos anos, tiveram que mudar para uma garagem emprestada pelo senhor Agostinho Guimarães. Foi numa garagem que a Comunidade reunia-se para os atos litúrgicos até o presente.

Após 25 anos de uma bela história, marcada por lutas e espera, no dia 07 de maio de 2023, às 19h00, um momento histórico foi vivido: a inauguração da Capela localizada à rua Ana Jardim Riquieri - S/Nº, bairro: Santa Fé (Exposição). A Liturgia iniciou-se na antiga sede onde o povo de Deus presenciou o translado do Santíssimo Sacramento e da Imagem do Padroeiro. Presidiu a Celebração Eucarística o Prior e Pároco, Frei Antonio Rabanal Bueno, contando com a participação de grande número de fiéis. A ação de graças elevou-se por aqueles que deram os primeiros passos, aos membros que hoje caminham em unidade e aos benfeitores que contribuíram para a construção. Visivelmente emocionados, a tão esperada Capela estava concretizada, mesmo que ainda em fase de acabamentos. Um espaço próprio, amplo, belo e adequado foi conquistado e os detalhes serão aos poucos colocados. Com isso, os versos da canção podem ser constatados: “sonho que se sonha só é só sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.” O sonho de uma Comunidade quando sonhado com Deus, com esforço e muita dedicação, pode ser alcançado.

🔹 Registros:

Texto: Frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida (OAR), Vigário da Paróquia Nossa Senhora da Penha (Castelo – ES)

Fotos: Bruna Mota (Pascom)