22.05.2023

Cafeicultores recebem benção da colheita em Mimoso do Sul

Valorizando a agricultura Familiar e Incentivando as práticas ambientais no município de Mimoso do Sul, neste domingo, 21 de maio, foi realizada a ‘bênçãos das colheitas’ na comunidade de Palmeiras, zona rural do município. O evento contou com a presença de dezenas de fiéis.

Durante a Santa Missa, abrindo a cerimônia no início da manhã, o Vigário para Ação Pastoral, Padre João Batista Maroni, falou do valor do trabalho para o ser humano, para o sustento da família e o seu desenvolvimento.

“E o que queremos é valorizar o homem do campo e o fruto do seu trabalho. A terra é um presente de Deus e o fruto dela são bênçãos que Ele concede aos trabalhadores”.

Após a missa, aconteceu a caminhada até as lavouras onde foi sacramentada a benção. A procissão contou também com a presença do Vigário Episcopal para Ação Pastoral, Padre Evaldo Praça Ferreira, lideranças políticas, o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, José Felipe Soares Matelli; ambientalistas, família e amigos do de moradores da região. Um córrego que abastasse a região também foi abençoado.

Padre Evaldo destacou que todos foram acolhidos com um farto café da manhã: “Foi muita fartura tanto no acolhimento de coração, quanto na prática com generoso café da manhã compartilhado", ressaltou o sacerdote.

A iniciativa tem o apoio do Vicariato de Pastoral, Vicariato da Ação Pastoral, Pastoral da Ecologia, Cafesul, Escola Família Agrícola de Belo Monte e Secretarias Municipais de Agricultura dos municípios de Muqui e Mimoso do Sul.

🔹 Igreja Católica e a Agricultura familiar:

A agricultura familiar é uma das iniciativas abraçadas pela diocese de Cachoeiro de Itapemirim através do Vicariato para a Ação Social. O tema também é defendido pela igreja Apostólica Romana há décadas : Na Encíclica ‘Mater et Magistra’ do Papa João 23 a questão da agricultura familiar está posta como uma questão que a Igreja precisa se preocupar. Papa Francisco na Encíclica ‘Laudato Si’ também trata da preocupação com o meio ambiente e com a agricultura familiar.

Recentemente, com o Sínodo da Amazônia, essa questão voltou a pautar debates e iniciativas na igreja. Na compreensão eclesiástica, a migração da população do campo para a cidade é uma tendência irreversível, mas defender a vida no campo é fundamental para o bem da sociedade.

🔹 Registros: