01.06.2023

Terço dos Homens de Castelo comemora 20 anos de existência

A data foi comemorada com o terço solene seguida de missa em ação de Graças

A celebração dos 20 anos do Terço dos Homens marcou o encerramento do mês mariano em Castelo. A data foi comemorada nesta quarta-feira, 31 de maio, com o terço solene seguida da Santa Missa em ação de graças presidida pelo Frei José Luiz Rodrigues (Frei Zezinho), na igreja Nossa Senhora Aparecida, localizada no Bairro que recebe o mesmo nome. Participaram cerca de 350 fiéis entre 'tercistas', seus familiares e membros da comunidade local.

O Terço dos Homens teve início no município em 28 de maio 2003 com um grupo de 5 fiéis católicos que se reuniam periodicamente na Igreja matriz. Pioneiro na região, o movimento atualmente conta com cerca de 300 membros que semanalmente recitam a Oração Mariana em paróquias e comunidades locais.

“O grupo de Castelo começou, literalmente, como uma intervenção social. À época, na comunidade, havia um homem que falava muitos palavrões. Incomodados com este habito, alguns amigos, membros da comunidade católica, criaram um grupo para junto do ‘boca suja’ rezarem o terço. Com os encontros, ele perdeu essa prática e, até hoje, o Terço dos Homens resgata almas para Deus”, contou o coordenador Diocesano, Valdemiro Soares Abilio (Deco).

José Antônio Nunes, um dos participantes falou sobre o sentimento desta partilha de fé entre os homens de Castelo:

"Como foi bonito e revigorante ver tantos homens, pais, filhos, esposos, irmãos, de tantos lugares, perto e longe, unindo-se na sua condição natural de homens, filhos de São José esposo de Maria, para reforçar o compromisso de servir à Igreja e levantar as mãos para a oração do Santo Terço, em honra à Mãe de Deus e nossa”.

🔹 Registros: