05.06.2023

Em Marataízes, tapete de Corpus Christi será confeccionado em novo endereço

O evento será na Avenida Miramar, em frente à Igreja Matriz

O tapete de Corpus Christi mudou de local após décadas de tradição em Marataízes, conforme a Paróquia Santíssima Trindade. O evento permanece na região central, porém agora na Avenida Miramar, em frente à Igreja Matriz, no dia 08 de junho.

Nos últimos anos, a montagem foi interrompida por conta da pandemia e a expectativa agora é reunir dezenas de fiéis, de todas as 26 Comunidades Eclesiais de Base (CEBS). Inúmeros voluntários devem preparar 230 metros de tapetes, com desenhos e símbolos que remetem às devoções populares, à Jornada Mundial da Juventude, Pescadores, dentre outros temas.

“Historicamente celebramos Corpus Christi na Barra de Itapemirim e, com isso, os tapes eram confeccionados lá. Este ano, objetivando trazer os tapetes para mais perto das pessoas, a cerimônia será na igreja Nossa Senhora da Penha. Torando a visita aos tapetes mais acessível aos fiéis e turistas". Contou o Pe. Josimar Azevedo Pirovani, pároco local.

A concentração, na Avenida Miramar, em frente à Igreja Matriz, será a partir das 19 horas. A montagem vai se estender até o Edifício Carone, onde será a montagem do palco para a benção com o Santíssimo Sacramento.  Às 18h, será celebrada a ‘Santa Missa’.

🔹 Corpus Christi:

Corpus Christi é uma comemoração que faz parte do calendário litúrgico da Igreja Católica, e sua criação remonta ao século XIII.  A expressão em Latim "Corpus Christi" em tradução para o português, significa “corpo de Cristo”. Aqui no Brasil a data é celebrada com um feriado, sempre em uma quinta-feira. No dia de Corpus Christi, celebra-se um dos princípios mais importantes do catolicismo: o Sacramento da Eucaristia.