05.02.2024

Padre diocesano de Cachoeiro participa de Formação Permanente com a presença do Papa

O Congresso acontece na Cidade do Vaticano

Padre Antônio Tatagiba Vimercat, indicado por Dom Luiz Fenando Lisboa CP e aprovado pelo Conselho Presbiteral representará a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim na Formação Permanente dos Sacerdotes em Roma, na Itália. A Sede principal do Congresso é o Auditório Paulo VI localizado dentro do território da Cidade do Vaticano. O evento mundial tem como tema: “Reaviva o dom de Deus que está em ti” (2Tim. 1,6), e acontece de 6 a 10 de fevereiro de 2024, com a presença do Papa Francisco.

“As expectativas estão altas para este encontro. Na quarta-feira (dia 07), teremos aproximadamente duas horas de audiência com Papa Francisco e, iniciando o encontro amanhã (terça, dia 06), haverá a missa de abertura com o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin (...) peço orações à todos para que tudo ocorra bem por aqui”, comentou o sacerdote antes de embarcar na tarde deste domingo, 04, à Roma, no aeroporto internacional de Guarulhos, São Paulo.

Aproximadamente mil pessoas de todos os continentes participarão deste evento, sendo o Brasil o país mais representado, seguido pelo México, Itália, Polônia e Filipinas. Além disso, estarão presentes sacerdotes, religiosos e leigos de países como Islândia, Burundi, El Salvador, China, Guatemala, Moldávia, Rússia, Ucrânia, e de 60 outros países.

Seremos representantes de todas as partes do mundo onde poderemos nos encontrarmos e conversarmos questões tão pertinentes e atuais. O Congresso busca exatamente isso: oferecer uma experiência paradigmática de formação permanente aos sacerdotes, promovendo um estilo participativo e sinodal.”

Antônio Tatagiba é padre, professor universitário e psicoterapeuta corporal clínico. Trabalhou com a formação de novos padres durante trinta anos. A Diocese de Cachoeiro recebeu do Dicastério para o Clero, através da Nunciatura Apostólica, a confirmação da inscrição de Pe. Tatagiba, em novembro de 2023. Estudando em Roma desde agosto de 2023, Pe. Thiago da Silva Vargas - membro do clero diocesano de Cachoeiro, também participará do Simpósio.

● Programação

Na terça-feira, 6 de fevereiro, os responsáveis dos três dicastérios organizadores – os cardeais Lazzaro You Heung Sik, Luis Antonio Tagle e Claudio Gugerotti – apresentam o simpósio, depois vão para a Eucarística presidida pelo secretário de Estado, D. Pietro Parolin, na Basílica de São Pedro, e, de tarde, regressam ao Auditorium Conciliazione.

Na quinta-feira, 8 de fevereiro, o Papa Francisco vai receber os participantes do simpósio internacional, numa audiência privada, na Sala Paulo VI; segundo o programa, este dia, termina com a exibição do filme ‘Sacerdote’, de Damien Boyer, das 18h30 às 20h00 locais.

No dia seguinte, na Basílica de São João de Latrão, vão participar num “momento especial de elevação espiritual”, o concerto-meditação sobre a vocação dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, pelo Coro da Diocese de Roma e da Orquestra “Fideles et Amati”, dirigidos pelo maestro monsenhor Marco Frisina.

‘‘Vozes da Sala’, é o momento síntese do Simpósio Internacional sobre a Formação dos Sacerdotes, os cardeais prefeitos dos Dicastérios promotores vão apresentar as conclusões, na manhã de sábado, 10 de fevereiro, antes da eucaristia de encerramento, na Basílica de São Pedro.