Notícias

05.02.2024

Padre diocesano de Cachoeiro participa de Formação Permanente com a presença do Papa

O Congresso acontece na Cidade do Vaticano


Padre Antônio Tatagiba Vimercat, indicado por Dom Luiz Fenando Lisboa CP e aprovado pelo Conselho Presbiteral representará a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim na Formação Permanente dos Sacerdotes em Roma, na Itália. A Sede principal do Congresso é o Auditório Paulo VI localizado dentro do território da Cidade do Vaticano. O evento mundial tem como tema: “Reaviva o dom de Deus que está em ti” (2Tim. 1,6), e acontece de 6 a 10 de fevereiro de 2024, com a presença do Papa Francisco.

“As expectativas estão altas para este encontro. Na quarta-feira (dia 07), teremos aproximadamente duas horas de audiência com Papa Francisco e, iniciando o encontro amanhã (terça, dia 06), haverá a missa de abertura com o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin (...) peço orações à todos para que tudo ocorra bem por aqui”, comentou o sacerdote antes de embarcar na tarde deste domingo, 04, à Roma, no aeroporto internacional de Guarulhos, São Paulo.

Aproximadamente mil pessoas de todos os continentes participarão deste evento, sendo o Brasil o país mais representado, seguido pelo México, Itália, Polônia e Filipinas. Além disso, estarão presentes sacerdotes, religiosos e leigos de países como Islândia, Burundi, El Salvador, China, Guatemala, Moldávia, Rússia, Ucrânia, e de 60 outros países.

Seremos representantes de todas as partes do mundo onde poderemos nos encontrarmos e conversarmos questões tão pertinentes e atuais. O Congresso busca exatamente isso: oferecer uma experiência paradigmática de formação permanente aos sacerdotes, promovendo um estilo participativo e sinodal.”

Antônio Tatagiba é padre, professor universitário e psicoterapeuta corporal clínico. Trabalhou com a formação de novos padres durante trinta anos. A Diocese de Cachoeiro recebeu do Dicastério para o Clero, através da Nunciatura Apostólica, a confirmação da inscrição de Pe. Tatagiba, em novembro de 2023. Estudando em Roma desde agosto de 2023, Pe. Thiago da Silva Vargas - membro do clero diocesano de Cachoeiro, também participará do Simpósio.

 

● Programação

Na terça-feira, 6 de fevereiro, os responsáveis dos três dicastérios organizadores – os cardeais Lazzaro You Heung Sik, Luis Antonio Tagle e Claudio Gugerotti – apresentam o simpósio, depois vão para a Eucarística presidida pelo secretário de Estado, D. Pietro Parolin, na Basílica de São Pedro, e, de tarde, regressam ao Auditorium Conciliazione.

Na quinta-feira, 8 de fevereiro, o Papa Francisco vai receber os participantes do simpósio internacional, numa audiência privada, na Sala Paulo VI; segundo o programa, este dia, termina com a exibição do filme ‘Sacerdote’, de Damien Boyer, das 18h30 às 20h00 locais.

No dia seguinte, na Basílica de São João de Latrão, vão participar num “momento especial de elevação espiritual”, o concerto-meditação sobre a vocação dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, pelo Coro da Diocese de Roma e da Orquestra “Fideles et Amati”, dirigidos pelo maestro monsenhor Marco Frisina.

‘‘Vozes da Sala’, é o momento síntese do Simpósio Internacional sobre a Formação dos Sacerdotes, os cardeais prefeitos dos Dicastérios promotores vão apresentar as conclusões, na manhã de sábado, 10 de fevereiro, antes da eucaristia de encerramento, na Basílica de São Pedro.

 

 

 

 

Mais Notícias