06.02.2024

Arte Sacra da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim é tema de Comunicação de Jornada Liturgica

Cora abordou a Arte Sacra em diversas linguagens existentes nas igrejas históricas e nas igrejas das Comunidades Eclesiais de Base da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim

A Arte Sacra da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim foi tema da Comunicação da Arquiteta e Urbanista Cora Augusta Duarte Aguieiras, membra da Comissão de Bens Culturais do Regional Leste 3, membra do ICOMOS - Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, mestranda em Arquitetura e Urbanismo da UFES, na 35ª Assembleia e 9ª Jornada Litúrgica da Associação dos Liturgistas do Brasil (ASLI), ocorrido no Centro de Formação Dom João Batista na arquidiocese de Vitória nos dias 22 a 26 de janeiro de 2024.

Com o tema proposto pela ASLI: DESEJOS, LINGUAGENS, CAMINHOS, a arquiteta Cora Augusta obteve aprovação para a Comunicação com o título “REFLEXÃO EPISTEMOLOGICA DA ARTE SACRA NAS IGREJAS HISTÓRICAS E CEB'S DA DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM-ES”. Abordou a Arte Sacra em diversas linguagens existentes nas igrejas históricas e nas igrejas das Comunidades Eclesiais de Base da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, o conhecer e saber fazer a arte que nos conduz ao mistério com significados e sentidos simbólicos, evidenciados o objeto e o sujeito na relação com a fé, identificados valores que permaneceram, persistiram ao longo do tempo e na atualidade.

O presidente da ASLI, Dom Jerônimo Pereira, ressaltou a importância do tema abordado e a contribuição para a salvaguarda do Patrimônio Cultural Religioso.