06.02.2024

Voluntários se unem por construção de casa para jovem com paralisia cerebral, em Alegre

O auxílio financeiro servirá principalmente para custear as despesas com material de construção e mão de obra

O dinheiro arrecadado através do Bazar Solidário da Sociedade de São Vicente de Paulo (vicentinos) e o projeto “Paz e Pão” da Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Alegre, busca ajudar uma jovem diagnosticada com encefalopatia crônica não evolutiva (ECNE) - paralisia cerebral, a ter condições dignas de moradia, no município. O bazar aconteceu entre os dia 29 de janeiro e 02 de fevereiro, no salão dos vicentinos, por trás da prefeitura de Alegre e, os recursos arrecadados serão investidos na construção da casa da jovem.

O voluntário vicentino, Rafael Azevedo, explicou que em março de 2023, durante uma visita pastoral à Alegre, Dom Luiz Fernando Lisboa CP, bispo diocesano, conheceu e se sensibilizou com a história da Débora Thomé da Silva Pirovani, 20 anos, na ocasião, sugeriu aos voluntários vicentinos e do projeto ‘Paz e Pão’ que mobilizassem recursos para reformar o imóvel onde a família vive, em Guararema.

“Mas por ser uma casa muito antiga, a cada chuva e vendaval a estrutura está ficando mais e mais deteriorada (...) vazamentos, destelhamentos, infiltração comprometeram o espaço onde a Débora mora com a família na rua dos Espanhóis, sendo assim, a Defesa Civil de Alegre, orientou a desocupação imediata do imóvel. Mas a família não tem para onde ir (...) Apesar dos riscos, Débora e a família continuam morando na casa. Por isso, temos pressa em ajuda-los mas precisamos de muita ajuda para isso”, suplicou. “Não podemos simplesmente reformar, precisamos reconstruir essa casa”, explicou salientando: “vamos demolir para construir do zero”.

Rafael explica também que o auxílio financeiro servirá principalmente para custear as despesas com material de construção e mão de obra. A demolição e reconstrução do imóvel está avaliada em uma faixa de R$ 100.000,00.

Qualquer ajuda financeira pode ser depositada através das Chave PIX: projetopazepao@gmail.com