04.03.2024

Diocese de Cachoeiro envia representante ao Congresso Teológico Internacional de Pastoral Urbana no RS

Padre Enildo de Souza representa a Cidade e a diocese de Cachoeiro

O Coordenador do Regional II da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim, padre Enildo Genésio de Souza, participa nesta semana (dias 4 a 6 de março), do Congresso Teológico Internacional de Pastoral Urbana. Na comitiva do Regional Leste 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Enildo representa a Cidade e a Diocese de Cachoeiro.

“Esse é um encontro muito importante que reúne representantes do Brasil inteiro (...) Para nós [Diocese de Cachoeiro] é muito importante compreendermos as cidades como espaços teológicos e, entendermos mais sobre a cultura urbana e suas variações. Essa também é uma oportunidade para aprofundarmos nos desafios de mobilidade e tantos outros presentes neste espaço urbano”, comentou o sacerdote.

O evento ocorre na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre (RS) e ganha relevância no contexto dos 60 anos da promulgação da Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II, Lumen Gentium, em consonância com as diretrizes recentes do Papa Francisco sobre a importância da atuação da Igreja nas áreas urbanas.

Nas palavras do Santo Padre, a Igreja é chamada a estar presente nas realidades urbanas, onde muitas vezes se manifestam os desafios mais prementes da sociedade contemporânea. O congresso surge como resposta a esse chamado, visando aprofundar a reflexão teológica e aprimorar as práticas pastorais para enfrentar as complexidades da vida nas cidades.

"[Existe] a necessidade urgente dum olhar pessoal, comunitário, institucional e cultural que não nos faça esquecer que, no centro da vida está a pessoa humana, com os seus direitos e com a sua dignidade. Necessitamos de um olhar que nos faça lembrar de que a finalidade da economia não é o poder, mas o serviço; de que o bem-estar do ser humano é anterior à rentabilidade das empresas e dos mercados." [Discurso no Encontro Mundial dos Movimentos Populares, 2014]

O congresso pretende explorar aspectos importantes da vida nas cidades para falar sobre a fé, aprofundar ideias teóricas do Brasil e de outros países, compartilhar novas maneiras de liderar comunidades urbanas e sugerir formas de agir nas cidades. Representam o Regional Leste 3, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória, Dom Andherson Franklin Lustoza de Souza, o padre Claudio Alves Moreira e os leigos Fabíola e Giovani, ambos também membros da Arquidiocese de Vitória.